Saúde

Psicóloga de Niterói alerta sobre saúde mental na campanha "Janeiro Branco"

Foto: (Getty Images Signature/Reprodução)
Foto: (Getty Images Signature/Reprodução)

O mês de janeiro na área da saúde tem como foco a saúde mental. A campanha conhecida como “Janeiro Branco” objetiva alertar para os cuidados com a saúde mental da população, tendo como base a prevenção de doenças por conta de estresse, o que inclui depressão, ansiedade e pânico.

Por conta disso, a psicóloga Adriana Söndahl, do São Francisco Hospital e Maternidade, ressaltou a importância de olharmos com atenção para o emocional. “A saúde mental virou alvo nos últimos tempos por conta do aumento do estresse devido a alta demanda em relação à produtividade das pessoas. Por isso, é importante que saibamos equilibrar os pilares da vida para que seja possível alcançar o que se deseja, mas também atender as demandas normais do dia a dia.” ressalta o profissional.

Em 2023, o tema da campanha é “ a vida pede equilíbrio”, colocando em evidência a necessidade de adequar as áreas da vida para não sentir as perdas como algo muito forte.

“A partir do momento em que não se concentra o prazer em uma única área, conseguimos notar a diminuição de cobranças, medos e anseios. A ideia é aumentar as atividades que são relacionadas à motivação e prazer de cada um para que os efeitos do cotidiano não afetem tanto assim a saúde mental.” finaliza a psicóloga.