Editorial

Plano Estratégico do Turismo do Estado poderá fortalecer Niterói

Divulgação

O Plano Estratégico do Turismo do Estado do Rio de Janeiro, denominado Rio + 10, da Secretaria de Turismo do Estado e da Turisrio, foi entregue no mês de dezembro passado pela Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF, ao Secretário de Turismo do Estado Gustavo Tutuca e ao Presidente da Turisrio, Sérgio Ricardo, pelo Coordenador do Projeto Professor Carlos Alberto Lidízia, Vice Diretor da Faculdade de Turismo e Hotelaria e coordenador do MBA em Turismo da UFF.

Pensar o turismo do Estado do Rio de Janeiro para os próximos dez anos foi o maior desafio que já tive em toda minha vida profissional e acadêmica, destacou o Prof. Lidízia. Já no primeiro momento da definição em participar do processo licitatório, no mês de abril de 2022 percebíamos os desafios e a complexidade existente. Por um lado a carência de informações e a quase total inexistência de dados do setor do turismo nos 92 municípios e das 12 regiões turísticas. Constatávamos ainda que a diversidade existente no Estado fortaleceria a estratégia da regionalização, embora não tivéssemos a tradição de uma cultura de integração regional efetiva. A superar tudo isso, ainda segundo o Prof. Lidízia, a confiança na equipe de trabalho que montamos composta por professores da UFF, da UFRJ e da UFRRJ, além de alunos de mestrado e doutorado em diferentes áreas do conhecimento e dos técnicos da Secretaria de Turismo do Estado e da Turisrio.

Tínhamos ainda a questão da centralidade e da existência dos municípios indutores do turismo no estado nas diferentes regiões. A principal questão, a da centralidade fundamentava-se na evidência da relevância da cidade do Rio como o principal polo de atração de turismo doméstico e internacional para o Estado. Exatamente neste contexto que Niterói apresenta uma forte vantagem competitiva, no entendimento que compõe com a cidade maravilhosa a Região Metropolitana do Turismo do Estado, integrada pelas duas mais importantes cidades, a do Rio de Janeiro e a de Niterói.

To Top