Notícias

Pipas deixaram 16 mil clientes da Enel sem luz em Niterói

Reprodução | Divulgação
Reprodução | Divulgação

Um levantamento da Enel Distribuição Rio aponta que, nos 12 meses de 2022, mais de 245 mil clientes ficaram sem energia por causa de pipas que atingiram a rede elétrica da área de concessão da companhia. As regiões que lideram o ranking com o maior número de incidências são Lagos, São Gonçalo e Sul, seguidos por Magé, Niterói, Macaé, Serrana e Campos.

Na região dos Lagos, foram identificados 87.867 clientes impactados entre janeiro e dezembro de 2022. Em São Gonçalo, foram 49.119 e na região Sul 32.736, clientes. Magé, nesse mesmo período, teve 28.232 clientes afetados, enquanto Niterói computa 16.879 e Macaé, 12.108. Por fim, a região Serrana registra 10.897 clientes impactados e Campos, 7.900.

A interrupção do fornecimento de energia causada por pipas pode ocorrer por diversas razões. Além do risco de rompimento dos cabos, as linhas que ficam enroscadas na rede elétrica provocam desgaste na fiação, podendo ocasionar curtos-circuitos e risco de choque elétrico. Nesses casos, equipes da distribuidora são mobilizadas imediatamente para realizar os reparos necessários e substituir a fiação, a fim de restabelecer o serviço o mais breve possível.

“As interrupções de energia, mesmo que de curta duração, geram grandes transtornos aos clientes, tanto na atividade comercial quanto no dia a dia das pessoas. Neste sentido, é importante reforçar os riscos de se empinar pipa próximo da rede elétricas e a necessidade de os pais orientarem as crianças e os adolescentes sobre os cuidados necessários”, afirma o responsável por Operação e Manutenção da Enel Distribuição Rio, Thiago Martins de Morais.

Confira abaixo os municípios com maior número de ocorrências no período e o número de clientes impactados: