Educação

Reitor e vice-reitor da UFF tomam posse

Divulgação UFF

A solenidade de recondução dos professores Antonio Claudio Lucas da Nóbrega e Fabio Barboza Passos aos cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Federal Fluminense aconteceu na última terça-feira (17) no Teatro da UFF e contou com autoridades federais, estaduais e municipais na composição da mesa de abertura.

Divulgação UFF

 

Antonio Claudio e Fabio iniciam o segundo mandato após quatro anos. Entre as restrições orçamentárias do Governo Federal e a implantação de um novo modelo de ensino durante a pandemia da Covid-19, alguns avanços se consolidaram nesse período, com destaque para as iniciativas de contenção da evasão escolar, os investimentos em infraestrutura, com a conclusão de obras e inaugurações, o fortalecimento das políticas de assistência estudantil e inclusão, o aprimoramento das condutas de ética, controle e integridade institucional, entre outros.

Em um discurso emocionado, o vice-reitor reeleito, professor Fábio Passos, relembrou as conquistas do 1° mandato, mesmo frente ao cenário adverso, com recursos financeiros escassos e pandemia. Destacou também que a grande marca da gestão é a eficiência, responsabilidade e o diálogo.

“Saímos mais fortes desse calvário”: assim o reitor reeleito iniciou o seu discurso no evento de recondução ao cargo de reitorado. Ao relembrar dos últimos 4 anos, da escassez de recursos e da pandemia, Antonio falou da articulação das forças de resistência e diálogo.

As conquistas no interior também foram pontuadas, algumas já concluídas e outras que muito em breve serão inauguradas. Ações de assistência estudantil, equidade, inclusão também marcaram o seu discurso, além da homenagem aos técnicos, docentes, estudantes e gestores da universidade.

Ao final do seu discurso, o reitor reeleito reiterou seu compromisso com a democracia e ainda refletiu que é preciso ter esperança e construir, não desistir. “Conclamo a comunidade para esperançarmos juntos nos próximos 4 anos”, finalizou o reitor sob aplausos da plateia.

Prefeito de Niterói discursa na solenidade

O prefeito de Niterói, Axel Grael, disse que a gestão do ex-prefeito Rodrigo Neves reconheceu a importância da UFF e estreitou os laços com a instituição, “Nos últimos anos, a gestão histórica do prefeito Rodrigo Neves reconheceu a importância da UFF e estreitou os laços com a instituição. Sobretudo durante o enfrentamento à pandemia da covid-19. O Reitor Antonio Claudio presidiu o Conselho Científico de Niterói e com os outros membros, nos ajudou no intenso trabalho de superar esse que foi o maior desafio da nossa geração. Em minha gestão, seguimos com essa parceria que entendo ser fundamental para Niterói. A união entre a UFF e a Prefeitura é imprescindível para avançarmos com os projetos e estratégias inovadoras para o desenvolvimento socioeconômico sustentável, com inclusão social. Parabéns ao Reitor por conduzir a UFF com firmeza e equilíbrio, lutando por nossa universidade com sabedoria em meio ao momento turbulento que tivemos que atravessar. Seguiremos agora em um novo ciclo. Sucesso!”

O vereador de Niterói, Leonardo Giordano, destacou que Antonio Claudio lutou para manter a UFF aberta durante o governo Bolsonaro, “Em sua gestão anterior, ao lados dos profissionais que atuam na universidade, Antonio Claudio lutou bravamente para manter a UFF aberta durante os desmontes na educação durante o governo Bolsonaro. Ampliando os auxílios, mantendo o bandejão a um valor acessível, mantendo o desenvolvimento educacional e a pesquisa científica mesmo sob ataques. Tenho orgulho do seu trabalho e torço para que a sua gestão na UFF continue crescendo!”

To Top