Turismo

Reforma do Centro deve alavancar turismo de Niterói

A Praça Araribóia, no Centro, será aberta e se debruçará sobre a Baía de Guanabara. Ganhará também novo paisagismo, seguindo o projeto desenvolvido pelo Escritório Burle Marx | Foto: Divulgaçao / Prefeitura de Niterói
A Praça Araribóia, no Centro, será aberta e se debruçará sobre a Baía de Guanabara. Ganhará também novo paisagismo, seguindo o projeto desenvolvido pelo Escritório Burle Marx | Foto: Divulgaçao / Prefeitura de Niterói
Por Eduardo Vilela
Prof. Da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF

A modernização e revitalização do centro de Niterói, tal qual apresentado pela Prefeitura Municipal, como projeto integrante das comemorações dos 450 anos de fundação da cidade, poderá posicionar a tradicional região como um atrativo estratégico ao desenvolvimento do turismo no município. Estabelecer uma nova dinâmica no fluxo Niterói/Rio para Rio/Niterói deverá estar atrelada a capacidade que a região terá de se apresentar como um atrativo turístico.

Constata-se que, historicamente, diversos fatores contribuíram para o reposicionamento destas áreas em todo o mundo, entre os quais a urbanização das cidades, a melhoria da mobilidade, o déficit habitacional, a valorização imobiliária, a concentração de equipamentos culturais e de prestação de serviços e até mesmo o desenvolvimento das tecnologias digitais, que, atreladas a crise da Covid-19, estabeleceram o fortalecimento de novas formas de trabalho, consolidando o home office, ainda que não integralmente, como o principal fator a constatação de um nível de ociosidade de espaços públicos e privados jamais visto.

Outra questão relevante se apresenta pelas propostas semelhantes já em andamento no centro do Rio de Janeiro, cuja integração com o centro de Niterói se estabelece através de uma experiência pouco difundida no turismo carioca, o uso das barcas como transporte de ligação entre as duas cidades, atraindo os olhares para a famosa Baía de Guanabara.

Niterói deve aproveitar a oportunidade de ser vizinha do principal centro receptor de turistas do país e oferecer atrativos qualificados, em um ambiente diversificado, com atrativos culturais, de eventos e forte gastronomia, para poder se destacar como um destino turístico de lazer e de negócios competitivo.