Agenda

Encontro sobre ESG e degustação de vinho acontece em Niterói

Taiana Jung e Rui Marcos | Foto: Adriana Oliveira
Taiana Jung e Rui Marcos | Foto: Adriana Oliveira
Taiana Jung e Rui Marcos, autores do livro “Contos de Vinho” realizam encontro inédito em Niterói

Os autores Taiana Jung e Rui Marcos, do livro “Conto de Vinho, histórias e curiosidades por trás dos rótulos”, realizam a primeira edição do Experience, uma nova forma de harmonizar vinho, cultura e conteúdo. O encontro acontece na próxima quinta (19/01) em Niterói.

A iniciativa, inédita no setor, surgiu justamente da necessidade constante de aperfeiçoamento, inovação e desenvolvimento de habilidades importantes para a vida pessoal e profissional como a compreensão e prática dos temas que envolvem ESG, liderança, inovação, responsabilidade social, diversidade, empreendedorismo, entre outros.

O evento abordará o tema Environmental, Social and Governance (ESG), em português, ambiental, social e governança, no mundo corporativo de uma forma descontraída, sempre associado aos casos de rótulos de vinícolas presentes no livro, e de outros casos trazidos pelos escritores e especialistas no assunto.

Na ocasião será feita uma degustação de vinhos para ativar as sensibilidades visual, olfativa e gustativa. Neste mês, o projeto “Contos de Vinho” completa três anos e fortalece a valorização da enocultura. O livro conta 50 histórias e curiosidades sobre rótulos, de 15 países diferentes, incluindo o Brasil. Os autores participaram da Bienal do Livro, no Rio

O livro “Conto de Vinho, histórias e curiosidades por trás dos rótulos”

Resultado de uma pesquisa inédita, o livro “Contos de Vinho, histórias e curiosidades por trás dos rótulos” está na sua terceira edição.

Conto de Vinho, histórias e curiosidades por trás dos rótulos.

A história de uma marca, diferenciais e curiosidades de um rótulo torna tudo ainda melhor com histórias que deixam a experiência de uma degustação muito mais complexa e prazerosa. Rótulos que são verdadeiras obras de arte, outros são icônicos e reconhecidos de longe. Contos de Vinho tem um texto leve sobre rótulos que estampam não só a identidade do vinho, mas também revelam rótulos inusitados, escritos em braile ou código morse, produzidos num lendário vale dos dinossauros, e tem até os que homenageiam  estrelas do mundo da arte, como Frida Kahlo e Villa-Lobos.

Os autores Taiana Jung e Rui Marcos são casados e sócios na Logos Consultoria. Atuam há mais de 15 anos na área de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa.

Atualmente, trabalham com grandes organizações de âmbito nacional e internacional, fomentando as agendas 2030 da ONU e ESG. Taiana, a mediadora do EXPERIENCE, é referência na área de ESG e professora da pós-graduação Master ESG na ESPM. Integra o grupo Somos Empreendedoras, voltado para empreendedoras mulheres que moram em Niterói.

No mundo do vinho, o casal se considera enófilos, sendo que Rui Marcos se especializou em cursos da Associação Brasileira de Sommelier (ABS) e é responsável pela curadoria do Experience.

Taiana e Rui já viajaram por mais de 25 países, por todas as regiões do Brasil, são geógrafos de formação, mestres e engajados em ações voluntárias.

O mercado de vinho

Entre 2010 e 2020, o número de consumidores de vinho cresceu de 22 milhões para 39 milhões. E, nos últimos dois anos, o Brasil ganhou 12 milhões de novos apreciadores da bebida, segundo a consultoria britânica Wine Intelligence. Durante a pandemia, o consumo de vinho no Brasil aumentou para 28%, de acordo com o estudo “O Mercado do Vinho”. A pesquisa indica que 20% dos brasileiros passaram a beber em diferentes ocasiões, e 15% costumam consumir sozinhos.

Dados de mercado apontam também que o consumo da bebida per capita saltou de 2 litros para 2,8 litros entre 2020 e 2021. Os números mostram que os consumidores estão abertos para experimentar a bebida e também buscar informações sobre o produto.