Cidade

Prefeitura de Niterói busca solução para problema de alagamento em Charitas

Alagamento em Charitas no ano de 2019 | Arquivo

Nesta sexta-feira (06), após as fortes chuvas que atingiram a cidade, mais uma vez o histórico problema de alagamento na orla de Charitas veio à tona. Nas redes sociais moradores mais uma vez indignados relataram o problema. A Nittrans precisou desviar o trânsito na manhã de sexta porque a avenida literalmente virou um rio.

Avenida Silvio Picanço, em Charitas, completamente alagada na manhã desta sexta-feira (06).

Na tarde desta sexta-feira (07), o prefeito Axel Grael, divulgou uma nota informando que orientou a Empresa Municipal de Moradia Urbanização e Saneamento (Emusa), que publicasse no Diário Oficial o edital de licitação de drenagem da Avenida Silvio Picanço, em Charitas. De acordo com o prefeito, o projeto foi concluído em dezembro e prevê intervenções para solucionar o problema de alagamento na orla do bairro.

“Orientei à Emusa que publique no Diário Oficial de amanhã o edital de licitação da drenagem na Avenida Silvio Picanço, em Charitas. O projeto, concluído em dezembro, prevê intervenções para solucionar o histórico problema de alagamento na orla do bairro. Em 2023, avançaremos com as melhorias em mais bairros, dentro do escopo do Plano Niterói 450. Vamos avançar com obras de infraestrutura e levar mais qualidade de vida para a população.” informou o prefeito da cidade, Axel Grael.

Diário Oficial deste sábado (07).

Em Setembro de 2022 o anúncio já tinha sido feito pela Prefeitura

A Prefeitura de Niterói divulgou em setembro de 2022 que lançaria o edital de licitação para a contratação da empresa que vai executar obras de macrodrenagem na orla de Charitas, na zona sul da cidade. Além de receber esta obra de infraestrutura, o executivo informou que a orla de Charitas será totalmente requalificada. Também em Setembro de 2022, o prefeito Axel Grael autorizou a elaboração do projeto básico de reurbanização da orla.

Foto: Bruno Eduardo Alves

De acordo com a prefeitua, a obra de macrodrenagem em Charitas será executada na Avenida Prefeito Sylvio Picanço e na Rua Joaquim Peixoto, no trecho próximo à garagem subterrânea. A extensão da obra é de 389,5 metros. Serão utilizadas galerias de concreto armado de até 2,5m x 1,2m e tubos de PVC rígidos para uma drenagem eficiente. As águas pluviais vão para o canal próximo à Praça do Rádio Amador. O edital publicado no valor de R$6.638.855,30, com prazo de execução de cinco meses após o início da obra.

O prefeito de Niterói destacou na época que a macrodrenagem de Charitas é uma ação da mais alta relevância. “É muito importante. Em Charitas existe um ponto crítico de inundação. O projeto da obra já está definido e, nos próximos dias, vamos contratar a empresa que vai executar as obras”, afirmou Axel Grael.

Requalificação da orla

O projeto básico de reurbanização da orla de Charitas será feito pelo escritório do arquiteto e urbanista Indio da Costa. O escritório venceu o concurso público nacional para escolha da melhor proposta de requalificação urbanística da orla de Charitas. O concurso público foi promovido pela Prefeitura de Niterói e organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil no Rio de Janeiro (IAB-RJ).

Projeto Nova Orla de Charitas

De acordo com o executivo, o projeto básico de requalificação da orla de Charitas vai incluir novo paisagismo; ciclovia segregada; quiosques padronizados; novo mobiliário urbano; nova iluminação pública; novas estações de ônibus; revitalização da Praça do Rádio Amador; novos canteiros; áreas de lazer; novo calçadão da praia; e novo calçadão junto aos prédios.

Projeto Nova Orla de Charitas

O prefeito Axel Grael afirmou que, com a requalificação da orla de Charitas, Niterói vai ganhar mais uma centralidade de lazer. “Participaram do concurso organizado pelo IAB alguns dos melhores escritórios de arquitetura do Brasil. O vencedor foi um escritório muito renomado, que é o do Indio da Costa. O projeto vai redesenhar este trecho da orla, que é belíssimo mas que hoje está abaixo do seu potencial. Então vamos requalificar o uso deste trecho. Com isso, a cidade ganha mais uma centralidade turística, de lazer e de convívio das pessoas”, explicou Grael.

Projeto Nova Orla de Charitas

O secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, disse que o projeto de requalificação da orla de Charitas tem vários pontos relevantes. “O projeto prevê, por exemplo, a remodelação da Praça do Rádio Amador como um espaço multiuso. Um espaço que é utilizado, por exemplo, para montar a árvore de Natal que virou marca da cidade nos últimos anos. Toda a reurbanização ao longo da Avenida Silvio Picanço. É um projeto completo que vai colocar a orla de Charitas entre as melhores do Brasil”, concluiu o secretário.

To Top