Cidade

Em 48 horas, choveu mais de 106% do previsto em Niterói

Bolsões d´água na Rua Leonor da Glória – Largo da Batalha, sentido São Francisco, na manhã desta sexta-feira (06).

A Defesa Civil de Niterói informou que, em 48 horas, choveu mais de 106% (cerca de 156 mm) do previsto, valor acima da média climatológica para todo o mês de janeiro. As regiões de Itaipu, Santa Bárbara, Maceió, Engenho do Mato e Várzea das Moças registraram os maiores acumulados pluviométricos. A Defesa Civil ressalta ainda que está em contato constante com os voluntários dos Núcleos de Defesa Civil (NUDEC) e lideranças das Associações de Moradores das comunidades, a fim de antecipar possíveis problemas e melhorar as ações preventivas nas áreas de risco. A prefeitura pede que em caso de emergência, a população ligue para o 199 ou 2620-0199.

A prefeitura informou que segue com as equipes trabalhando em vários pontos da cidade com mais de 1000 agentes, entre Defesa Civil, Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Secretarias de Conservação e Serviços Públicos, Assistência Social, Nittrans e Administrações Regionais, atuando nas ruas, desde o início, para minimizar os transtornos aos moradores da cidade. O município permanece em estágio de Atenção, desde a tarde de quarta-feira (4). Até o momento, de acordo com a Defesa Civil, nenhuma sirene precisou ser acionada e não houve registros de feridos.

Operadores da NitTrans estão nas ruas, com aumento de efetivo, orientando motoristas. Equipes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) estão atuando desde a noite de ontem nos serviços emergenciais de retirada de árvores, limpeza de ralos, caixas de passagem e ruas. Também há caminhões Vac All – equipamentos de aspiração com alto poder de sucção – percorrendo trechos da cidade. O veículo é usado em pontos de alagamento para agilizar o escoamento da água.

Previsão – De acordo com o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil, durante o final de semana, sábado (07) e domingo (08), o tempo continuará instável na cidade devido a atuação de um canal de umidade sobre a Região Sudeste. Assim, o céu permanecerá encoberto com chuva fraca a moderada, sendo mais intensa nos períodos da tarde/noite. Os ventos estarão fracos a moderados e as temperaturas seguirão amenas. Persiste a previsão de acumulados de chuva elevados para os dois dias. A partir de segunda-feira (09), a previsão é de céu encoberto passando a nublado com chuva fraca isolada na madrugada e manhã. As temperaturas ficarão estáveis e os ventos fracos a moderados.

Prevenção – A Defesa Civil orienta que, em caso de estágio de Atenção, Alerta ou Alerta Máximo, a população evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamentos. Além disso:
  • Os moradores de áreas de riscos devem ficar atentos para indícios de ameaças de deslizamentos e preparados para se deslocarem para locais seguros.
  • As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar.
  • Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.
  • Caso a sirene de sua localidade seja acionada, siga imediatamente para os pontos de apoio, residências de familiares ou amigos localizados em locais seguros.
To Top