Bem-Estar

Festas: como apreciar comida, segundo nutricionista de Niterói

Vivian Szterling sugere porções menores.
Vivian Szterling sugere porções menores.

Manter a linha nas festas de fim de ano é presente para poucos, mas dá para curtir tudo e deletar culpas, segundo os especialistas em saúde. Como exagerar na comida e na bebida é pedido dispensável ao papai Noel, vale se comportar sem perder o humor. Ao mesmo tempo em que sugere destaque na ceia para comidas leves, como vegetais, frutas e castanhas, no Natal do nosso verão, a nutricionista Vivian Szterling enfatiza a importância de ser feliz e de fazer escolhas certas diante da variedade oferecida.

“Antes de se servir, a sugestão é dar aquela observada geral na mesa, para escolher bem, tendo a certeza daquilo que você não quer deixar de provar. Opte pelas carnes magras e as saladas frescas para degustar, conversar, mastigar, comer com calma e apreciar cada momento do encontro”, orienta Vivian, que mora em Niterói.

Ela também sugere uma atitude simples: apoiar os talheres enquanto mastiga, comendo sem pressa. Também vale colocar uma pequena porção no prato e, depois, repetir se quiser. A mesma dica de ver tudo antes de comer serve para os fãs dos doces. “A nutrição vem também do ambiente onde nós estamos. Então deguste, aprecie, celebre a vida, a família e os amigos, sem estresse. É o que faremos o ano inteiro que contará na balança. O estilo de vida e os comportamentos diários que farão a diferença para a saúde e o bem estar”, diz Vivian, que também é especialista em neurociência e comportamento.

A nutricionista é uma das autoras dos capítulos do livro “Alimentos do coração”, da editora BOC. Lançado este ano, o título sugere fazer as pazes com o corpo, conquistando saúde com nutrientes que vão além do prato. “Se permitir comer em paz, ter prazer e alegria nas refeições com os amigos e a família têm a ver em saber fazer as melhores escolhas”, completa Vivian, que recebe pedidos do livro autografado, através de mensagem pelo telefone 21 99956 5000.