Cidades

CGM promove terceiro encontro da Rede de Controle Interno de Niterói

Evento fortaleceu a cultura da integridade e da transparência na administração pública
Evento fortaleceu a cultura da integridade e da transparência na administração pública

A Controladoria Geral do Município (CGM) realizou, no Caminho Niemeyer, o terceiro encontro da Rede de Controle Interno de Niterói (RECONIT). Com a coordenação da CGM e criada em 2019, a RECONIT reúne todos os órgãos e empresas do município para o desenvolvimento de ações de controle interno e mitigação de riscos na administração pública.

O objetivo do encontro foi reunir os integrantes da RECONIT para o lançamento da metodologia de gerenciamento de riscos, que auxiliará os gestores do município na aplicação da nova lei de licitações e contratações.

A controladora geral de Niterói, Cristiane Mara Rodrigues Marcelino, destacou que Niterói possui um sistema de controle interno estabelecido. Segundo ela, o terceiro encontro da RECONIT representa o fortalecimento da cultura da integridade e da transparência na administração pública.

“É importante abrirmos este debate pois é um momento de compartilhar, ouvir sugestões e críticas para a melhoria do controle, que deve ser exercido por todos e não apenas pela Controladoria, mas também por gestores, secretários e presidentes dos órgãos públicos. A CGM apresenta as principais metodologias a serem implantadas, assim como inovações que acabam por encampar todos os agentes públicos. Niterói editou sua política de gerenciamento de riscos em 2019 e, desde então, vem atuando no incentivo e no fortalecimento de uma efetiva análise e mitigação dos principais riscos à administração, tais como riscos de fraudes, ilegalidades, ineficiência administrativa e falta de integridade”, explicou Cristiane Mara.

A reunião da RECONIT também tratou do status atual e de perspectivas para 2023 do Programa de Integridade Previne Niterói, e de outros temas relacionados a controle interno.