Esportes

Festival de Wrestling acontece nesta quinta e comemora sucesso do Projeto Luta Niterói

Crianças participam de atividades de Luta no Projeto Luta Niterói

Evento acontece às 14h30 no 12º Batalhão da Polícia Militar e celebra projeto entre Confederação Brasileira de Wrestling e Prefeitura de Niterói

A Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) em parceria com a Prefeitura de Niterói realiza nesta quinta-feira (8/12), o Festival de Lutas – Niterói, que acontece das 14h30 às 16h, no 12º Batalhão da Polícia Militar. A ação celebra o sucesso do Projeto Luta Niterói, parceria entre a CBW e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Niterói, que oferece aulas gratuitas para 120 crianças da cidade em quatro diferentes polos.

“A ideia do Festival é uma confraternização entre todos os polos que temos no projeto. Vamos ter atividades lúdicas voltadas para wrestling. O projeto é um sucesso. Iniciamos as inscrições em setembro, a procura foi grande e as vagas disponibilizadas se esgotaram rapidamente. Temos quatro locais e esperamos expandir o Projeto para mais localidades”, explicou Felipe Macedo, treinador olímpico de wrestling e coordenador do Projeto Luta Niterói.

Os quatro polos são três escolas municipais: Anísio Teixeira, Julia Cortines e Paulo Almeida, além do espaço montado no Centro Comunitário de Niterói, na Comunidade 94. Cada local possui duas turmas de 15 alunos cada. As aulas são comandadas por professores e assistentes. Na Escola Júlia Cortines e na Comunidade do 94, o professor Nestor Antônio Garcia atua ao lado de Shayenne Silva; na Escola Paulo Almeida, o professor André Pinto e o assistente Wellington Aguiar e na Escola Anísio Teixeira, o professor Rodolfo Rosa, atua ao lado do assistente Douglas Martins.

Uma das turmas do Júlia Cortines

“Fico feliz de ter a oportunidade de participar de um Projeto ainda atuando como atleta e ver as crianças em contato com a modalidade. O esporte me deu a oportunidade de fazer uma faculdade e não preciso parar de competir para retribuir”, frisou André Pinto, graduado em Educação Física e campeão brasileiro de Wrestling no estilo greco-romano em 2022.

André Pinto, atleta do estilo greco-romano e professor do Projeto | Foto: Daniel Burattini

Pais e responsáveis podem assistir ao Festival gratuitamente

A Prefeitura de Niterói via Secretaria Municipal de Esporte e Lazer disponibilizou ônibus para levar os alunos do projeto para o torneio. O transporte é exclusivo para os alunos do Projeto Luta Niterói. Os pais ou responsáveis devem arcar com seu transporte de ida e volta para o Festival e podem comparecer ao 12º Batalhão para assistir ao Festival gratuitamente.

Programação do Festival de Lutas – Niterói

  • Data: 8/12 (quinta-feira)
  • Horário: 14h30 às 16h,
  • Local: 12º Batalhão da Polícia Militar, Av, Jansen de Melo,  843-899 – Centro, Niterói – RJ, 24030-250
  • Entrada: gratuita

O Wrestling

O Wrestling também conhecido como Luta Olímpica é o esporte de combate mais antigo da humanidade e está presente nos Jogos Olímpicos desde a era antiga. O esporte é indicado para crianças já que não possui socos ou chutes ou chaves que forcem as articulações. O objetivo é dominar o oponente com as costas no solo e mantê-lo sob controle. O wrestling é dividido em dois estilos: greco-romano e livre. No estilo greco-romano, apenas os homens participam. Já o estilo livre é praticado por homens e mulheres.  Na edição dos Jogos Olímpicos em Paris 2024, o esporte vai conceder 72 medalhas. A Confederação Brasileira de Wreslting é a entidade vinculada ao Comitê Olímpico do Brasil e a United World Wrestling que rege o esporte no país.

To Top