Saúde

Niterói retoma vacinação contra a Covid-19 para crianças de 3 e 4 anos

Foto: Luciana Carneiro
Foto: Luciana Carneiro
Doses de CoronaVac já estão disponíveis na rede municipal de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói retomou nesta terça-feira (29), a vacinação da primeira dose contra a Covid-19 para crianças de 3 e 4 anos de idade. O município recebeu nova remessa da imunização, distribuída pelo Ministério da Saúde. Para receber a dose da vacina é necessário apresentar carteira de identidade e CPF. Para esse público é necessário a presença do responsável legal.

Niterói continua com a aplicação da segunda dose de reforço de pessoas com 18 anos ou mais. A terceira dose é destinada para adolescentes de 12 a 17 anos, com intervalo de quatro meses da segunda dose. O município ainda mantém vacinas para aplicação da primeira e segunda doses em crianças entre 5 a 11 anos, adolescentes de 12 a 17 anos e pessoas a partir de 18 anos. Também estão sendo imunizadas as crianças com idade entre 6 meses e 2 anos com algum tipo de comorbidade, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde e Secretaria do Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

A quinta dose (terceira dose de reforço) está disponível também para aqueles que já completaram um intervalo de 10 meses da quarta dose. A Secretaria lembra que é importante que todos completem o esquema vacinal, de acordo com idade e/ou comorbidades.

Para receber a dose da vacina é necessário apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante das doses anteriores. Para crianças e adolescentes é necessário a presença do responsável legal.

Vacina para bebês – O esquema primário de vacinação para crianças de seis meses a dois anos será composto por três doses: duas iniciais com intervalo de 4 semanas, seguidas por uma terceira após, no mínimo, 8 semanas. As doses para esse público-alvo são aplicadas em quatro unidades de diferentes regiões da cidade, por conta do número reduzido de vacinas recebidas pelo Ministério da Saúde. São elas a Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, em São Lourenço; Policlínica Regional Sérgio Arouca, no Vital Brazil; a Policlínica Regional da Engenhoca e a Policlínica Regional de Itaipu.

Agendamento – A vacinação pode ser agendada pelo aplicativo Colab. Para realizar o agendamento, basta baixar o aplicativo Colab que está disponível gratuitamente na Play Store (Android) e App Store (iOS) e realizar o passo a passo de cadastro. O aplicativo também oferece a opção de remarcar a data e horário da vacinação, caso a pessoa não consiga comparecer no dia agendado. Para receber a imunização é necessário estar dentro do público-alvo e da idade, seguindo o calendário, de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Imunização.

Neste momento, o agendamento para as crianças de seis meses a dois anos está disponível até a próxima terça-feira, por conta do número de doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.

Locais de vacinação para crianças de 6 meses a dois anos:

  • Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
  • Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
  • Policlínica Regional Doutor Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.
  • Policlínica Regional de Itaipu – Est. Engenho do Mato s/nº – Itaipu.

Locais de vacinação para os outros públicos-alvo:

  • Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
  • Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.
  • Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
  • Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.
  • Policlínica Regional Doutor Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.
  • Policlínica Regional do Fonseca Dr Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca
  • Policlínica Regional de Itaipu – Est. Engenho do Mato s/nº – Itaipu
  • Policlínica Regional do Largo da Batalha – Rua Ver. Armando Ferreira, 30 – Largo da Batalha
  • Novo Ponto em Jurujuba – Av. Carlos Ermelindo Marins s/nº – Jurujuba (em frente ao Colégio Estadual Fernando Magalhães)

 

  • Unidades Básicas de Saúde (UBS): Morro do Estado, Santa Bárbara, Engenhoca.

 

  • Médico de Família da Grota I, Grota II, Ilha da Conceição, Leopoldina, Teixeira de Freitas, Vila Ipiranga, Jurujuba, Várzea das Moças, Alarico, Atalaia, Cafubá I, Cafubá III, Cantagalo, Caramujo, Coronel Leôncio, Jonathas Botelho, Maceió, Marítimos, Martins Torres, Maruí, Matapaca, Boa Vista, Preventório II, Sapê, Souza Soares, Viçoso Jardim, Viradouro, Badu, Vital Brazil, Jacaré e Engenho do Mato.