Geral

Guarda de Niterói resgata jiboia que engoliu gato

Agentes da Prefeitura são treinados para recolher animais silvestres

Integrantes da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói resgataram, na tarde deste sábado (26), em Maria Paula, uma cobra da espécie jiboia de cerca de 1,8 metros e 15 quilos. O animal estava no quintal de uma casa na Estrada Velha de Maricá e, segundo os moradores, tinha engolido um gato e estava iniciando o processo de digestão. (Vídeos abaixo)

Os agentes fizeram o resgate da cobra, que estava em boas condições de saúde, e foi reintegrada ao seu habitat natural, na área de preservação do Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit).

 

O coordenador Renato Macedo orienta que ao se deparar com um animal silvestre, a recomendação é manter distância e ligar para o telefone 153, do Centro Integrado de Segurança Pública de Niterói (Cisp).

“Já resgatamos muitas cobras, mas esta em especial, estava no processo de digestão. A digestão da jiboia é lenta, durando em média uma semana, e neste período ela fica imóvel, num estado de torpor. Mesmo assim, não é seguro que as pessoas se aproximem. O procedimento recomendado é acionar o Cisp 153”, explica Macedo. “Como a jiboia não é venenosa e estava saudável, fizemos a reintegração no mesmo dia. Quando a espécie é peçonhenta, levamos imediatamente para o Instituto Vital Brazil”.

Resgates de acordo com a espécie – Os agentes ambientais de Niterói são treinados para o resgate dos animais, e o procedimento é feito de acordo com cada espécie. Num primeiro momento, os animais passam por uma avaliação pela própria equipe de resgate e se não apresentarem nenhum tipo de ferimento ou precisarem de cuidados específicos, são reintegrados à unidade de conservação mais próxima.

Já os que são capturados e apresentam algum tipo de ferimento são encaminhados para instituições como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; Econservation, empresa de estudos e projetos ambientais, Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica; ou Instituto Vital Brazil, quando é o caso de cobra venenosa.



To Top