Agenda

O domingo promete ser animado no Polo Gastronômico de Icaraí

Choro na Rua

O domingo promete ser animado no Polo Gastronômico de Icaraí! Neste dia 27 de novembro, a partir das 16h, a Fundação de Arte de Niterói apresenta mais uma edição do Choro na Rua. Com participação especial dos artistas Leo Gandelman e Mari Ribeiro, o evento ainda contará com abertura da Sinfônica Ambulante.

No repertório estão clássicos do choro e do samba executados em uma roda liderada pelo compositor e trompetista Silvério Pontes, e composta pelos músicos Alexandre Romanazzi (flauta), Daniela Spielmann (sax), Bebê Kramer (acordeom), Tiago Souza (bandolim), Rogério Caetano (violão 7 cordas), Charles (violão), Henrique Cazes (cavaquinho), Netinho Albuquerque (pandeiro) e Rodrigo Jesus (percussão). A atração é gratuita e voltada para toda a família.

Choro na Rua

O coletivo “Choro na Rua” nasceu espontaneamente na Rua do Rosário, em dezembro de 2016, em frente à extinta livraria Al-Farabi, no lançamento do livro sobre a dupla Zé da Velha & Silvério Pontes. A roda, que aconteceu na rua e cujo vídeo teve mais de um milhão de visualizações nas redes sociais, fez com que um núcleo de músicos percebesse que havia demanda por esse tipo de música fora dos ambientes formais.

Silvério Pontes explica a proposta do evento de levar essa magia para um público maior, proporcionando diversão e entretenimento, além de ocupar os espaços urbanos e fortalecer a identidade cultural da cidade: “o choro começou na rua, na serenata. Daí foi para confeitaria, bares, cabarés, gafieiras, rádios, estúdios de gravação e até salas de concerto. Agora é hora de o choro voltar pra rua, enriquecido por toda essa experiência”.

Desde março de 2017, o “Choro na Rua” tem acontecido em diferentes espaços, conseguindo atingir um público que vai desde aficionados do estilo musical até o simples passante. Da terceira idade até a criançada. O coletivo coloca em prática a essência da roda de choro: liberdade por princípio, compartilhamento por base e alegria por fim.

Os convidados

Leo Gandelman é um artista múltiplo, compositor, arranjador, que escreveu uma bela página na história da MPB, participando de gravações antológicas de praticamente todos os grandes nomes da música brasileira. Instrumentista versátil que vai do pop à música clássica com a mesma desenvoltura. Foram participações em mais de 1000 discos.

Seu álbum ‘Solar’ foi um marco na história da música brasileira. Com esse disco, chegou a vender mais de 100 mil cópias, volume extraordinário para uma obra instrumental no Brasil, o que tornou Gandelman um artista pop. Com mais de 500 mil discos vendidos até hoje e com 30 anos de carreira solo, Leo Gandelman é hoje um dos mais influentes músicos brasileiros, um ícone da boa música.

A cantora niteroiense, Mari Ribeiro é apaixonada pela música, especialmente pelo samba. Nesta apresentação, mostra ao público um repertório de grandes sambistas como, D. Ivone Lara, Beth Carvalho, Luiz Carlos da Vila, Candeia, Paulinho da Viola, entre outros.

  • Evento: “Choro na Rua” – convidados: Leo Gandelman e Mari Ribeiro
    Abertura: Sinfônica Ambulante
    Data: Domingo, 27 de novembro de 2022
    Horário: das 16h às 19h30
    Classificação indicativa: livre
    Evento gratuito
  • Local: Polo Gastronômico de Icaraí
    Endereço: Rua Doutor Leandro Mota, Icaraí – Niterói
To Top