Cultura

Livro comemorativo reconta criação, história e importância da Serra da Tiririca

José Renato Gomes da Costa (Líder comunitário), Carlos Jamel (biólogo e diretor da Associação de Windsurf de Niterói), Angelo Juliano da Costa (guarda-parque), Philipe Campello (presidente do INEA), Stephanie Melo (presidente do Clube de Montanhismo de Niterói), Silvio Souza (gestor de sustentabilidade da Ecoponte), Leandro Augusto (ex-gestor do Peset) | Foto: Ulisses Franceschi

No último dia 17 de novembro, a DB Editora e a Concessionária ECOPONTE celebraram com seus convidados, amigos e personalidades da cidade o lançamento de mais um sucesso editorial, o livro Parque Estadual da Serra da Tiririca: 30 anos. A obra comemorativa reconta as três décadas de criação desta importante unidade de conservação de proteção integral, que foi a primeira do país fruto de iniciativa popular. O brunch de lançamento aconteceu na sede da concessionária ECOPONTE, na Ilha da Conceição, em Niterói.

Pensada de forma especial e diferenciada, ilustrada com fotografias estupendas de diversos fotógrafos, com a participação especial do renomado fotógrafo Antônio Schumacher, a obra descreve todo o processo de luta de ambientalistas, moradores da região, biólogos e movimentos sociais locais para proteger o Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), que é um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do estado do Rio de Janeiro — o que o torna um patrimônio natural brasileiro, reconhecido internacionalmente pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que o intitulou Reserva Mundial da Biosfera.

O evento, reuniu autoridades, personalidades e formadores de opinião, como representantes da prefeitura de Niterói; O secretário do Municipal do Clima, Luciano Paez; Philipe Campello, presidente do INEA; O gestor de Sustentabilidade da ECOOPONTE, Silvio Souza; o atual gestor do PESET, Ricardo Augusto de Almeida Voivodic; o ex-gestor do PESET, Leandro Augusto da Silva; entre outros, na sede da ECOPONTE, concessionária que administra a Ponte Rio-Niterói.

O projeto foi realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Niterói, tendo como única incentivadora a ECOPONTE, que tornou possível a concretização deste projeto tão especial para a cidade de Niterói. Esta é a sétima publicação da DB Editora. De iniciativa da editora, o projeto possui alta qualidade gráfica e responsabilidade social, características presentes em todos os produtos culturais da empresa e que se tornaram a sua marca registrada.

Com uma tiragem de 1000 exemplares impressos, o projeto engloba, além dos meios de acessibilidade para inclusão, também tem o acesso à leitura democratizado, por meio da distribuição gratuita de 20% dos exemplares impressos para bibliotecas, escolas e universidades públicas, além da hospedagem em página aberta na internet para leitura e download gratuitos.

Capa

“Um dos principais objetivos do livro, além de apresentar o Peset para quem não o conhece, é ensinar os visitantes como lidar com o meio ambiente de forma saudável e segura para ambas as partes, respeitando a natureza e desfrutando do melhor que ela pode oferecer”, diz Franciane Barbosa, idealizadora e coordenadora da obra.

To Top