Agenda

Museu do Ingá estreia projeto musical gratuito

Museu do Ingá | Foto: Vivian Fava

O visual imponente do Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro, mais conhecido como Museu do Ingá, aliado ao jardim suntuoso e acervo inestimável ganham novo motivo para visitações no histórico Palácio Nilo Peçanha: música gratuita e de qualidade. A partir deste sábado, dia 19, às 15h, o local passa a contar com o projeto Música no Ingá, uma série de shows que entram no calendário de programação do espaço da FUNARJ em Niterói. Na estreia do projeto, que é uma realização do Governo do Rio, através da FUNARJ, a apresentação fica por conta de um dos mais tradicionais grupos de choro e samba: Galo Preto, que tem 47 anos de trajetória.

O tradicional grupo Galo Preto, de choro e samba, é o 1º convidado da série de shows | Foto: Vivian Fava

Para Alexandre Paiva, um dos integrantes do conjunto, a estreia será marcante. “A nossa expectativa é de fazer uma apresentação muito bonita e que agrade a todos os presentes nesse lugar tão emblemático para a cultura do nosso estado, será sem dúvida uma honra muito grande para o Galo Preto”, destaca Paiva.

“O público assistirá a um espetáculo onde comemoramos 47 anos de existência do grupo rememorando e homenageando alguns dos cerca de 90 parceiros com quem trabalhamos em shows e gravações durante todo esse tempo”, detalha o músico. No repertório, composições de grandes artistas, como: Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, Cartola, Dona Ivone Lara, João Bosco, Aldir Blanc, Pixinguinha e João de Barro, entre outros.

O Museu do Ingá

O Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro, conhecido popularmente como Museu do Ingá é um espaço da FUNARJ que ocupa o Palácio Nilo Peçanha, que serviu de sede de residência dos governadores até 1975. Além do Museu, o conjunto arquitetônico, que conta com jardins e abriga, desde 1977, oficinas de gravura e de escultura. Ele é resultado da fusão em 1991 do Museu de Artes e Tradições e Populares, transferido para o local e aberto em 1976, e o Museu Histórico do Estado, inaugurado em 1977. Em seu acervo se destacam as Coleções dos antigos museus, com destaque para a Coleção Lucilio Albuquerque, e a Coleção Banerj, formada a partir da década de 1960 pelo extinto banco estadual, reunindo obras dos mais representativos nomes da arte moderna brasileira. Tanto o acervo como as exposições privilegiam a formação das coleções públicas e a produção cultural fluminense, reforçando seu papel de museu estadual. O museu dispõe de serviço educativo com horário especial para atendimento de grupos e visitas medidas, além de uma grade de atividades de cursos e eventos.

O Galo Preto

O conjunto Galo Preto existe desde 1975 e hoje integram o grupo, além dos fundadores, Alexandre Paiva (cavaquinho), José Maria Braga (flauta) e Afonso Machado, (bandolim e direção musical), os seguintes músicos: Diego Zangado (percussão), Machado (violão) e Zé Luis Maia (baixo).

Além de ser um dos mais antigos grupos de choro e samba em atividade, o Galo sempre primou por um trabalho instrumental inovador, por isso, cada novo disco lançado desperta um interesse enorme no meio artístico-musical e é sempre muito elogiado pela crítica.

O Galo é dono de um vasto currículo e já se apresentou ao lado de vários dos maiores artistas da música brasileira, cerca de 80 nomes, em quase todos os estados do Brasil e também no exterior (Portugal, França, Suécia, México) tendo, também, ministrado oficinas de choro, master classes e workshops. Entre os nomes com quem o grupo trabalhou, estão Cartola, Elza Soares, Arthur Moreira Lima, Elton Medeiros, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, Nelson Sargento, Miucha e Rafael Rabello.

Música no Ingá, com Galo Preto

  • Local: Museu do Ingá
  • Endereço: Rua Presidente Pedreira, 78, Ingá, Niterói
  • Dia e horário: sábado, dia 19, às 15h
  • Telefone: (21) 2717-2903
  • Ingresso: Entrada franca
  • Realização: Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da FUNARJ
To Top