Cidades

Secretaria do Clima de Niterói realiza plantio de mudas e conscientização ambiental durante campeonato de vôlei

Secretaria Municipal do Clima de Niterói
Secretaria Municipal do Clima de Niterói

A Secretaria Municipal do Clima de Niterói realizou, nesta quarta-feira (16), mais uma ação dentro do plano de implementar iniciativas para neutralização de carbono em vários pontos da cidade. Aproveitando a realização do campeonato brasileiro sub-21 e adulto de vôlei de praia, em Icaraí, aconteceu um plantio de mudas com atletas e representantes da Confederação Brasileira de Vôlei, da Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade e voluntários do projeto de restauração ecológica do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que está restaurando mais de 203,1 hectares de diferentes fitofisionomias da Mata Atlântica na cidade.

Secretaria Municipal do Clima de Niterói

Durante o campeonato que vai até o próximo domingo a secretaria ainda irá realizar palestras de educação ambiental/climática para crianças e jovens do Projeto Viva Vôlei que serão ministradas pelo Secretário do Clima Luciano Paez e técnicos da secretária do Clima e de Meio ambiente Recursos Hídricos e Sustentabilidade e em seguida coleta de resíduos no entorno da arena do campeonato na praia de Icaraí .

O Programa Social de Neutralização de Carbono está sendo implementado de forma gradativa em toda a cidade, tendo por objetivo envolver todo cidadão no debate e na realização de ações concretas de redução de emissões de gases de efeito estufa. “Vários projetos estão sendo estruturados por meio do programa, e o piloto será o de Neutralização de Carbono Comunitário. O Projeto de Neutralização de Carbono Comunitário tem a finalidade de promover o debate acerca das mudanças climáticas debate este que está conectado a um objetivo superior, que são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os jovens e desportistas são multiplicadores dentro de suas áreas , e esse tipo de trabalho é muito importante e simbólico dentro do contexto ”, destaca o secretário.

Entre as ações práticas na cidade , dentre outras coisas são realizadas palestras para explicar e citar as principais fontes de emissão de GEE dos 3 setores (energia, transporte e resíduos) para a sociedade e escolas sobre a quantidade de carbono emitida, adaptação e compensação dos gases de efeito estufa; e realização sistemática de plantio de mudas para a compensação dos gases emitidos .