Geral

Foto que mostra vão na Ponte Rio-Niterói é antiga

Foto voltou a circular nas redes sociais.

Após a colisão de um navio contra a Ponte Rio-Niterói, na última segunda-feira (14), uma foto de uma espécie de vão na ponte Rio-Niterói voltou a circular nas redes sociais nesta semana. A legenda dá a entender que seria uma avaria em função do ocorrido. É Fake News! A foto é antiga e já circula nas redes sociais pelo menos desde 2014. O que aparece nela é, na verdade, a chamada junta de dilatação, prevista no projeto original, que tem o objetivo de acomodar o concreto quando ele se dilata ou se contrai segundo a variação de temperatura. (Foto abaixo)

A concessionária Ecoponte, que gerencia a ponte Rio-Niterói, afirmou que após minuciosa avaliação de profissionais qualificados e os reparos necessários realizados, foi restabelecido o fluxo normal da Ponte Rio-Niterói e que o impacto não causou comprometimento na estrutura.

As juntas são adotadas em grandes obras e servem para acomodar as estruturas de concreto que dilatam com variações de temperatura. Elas contribuem para a segurança da ponte, pois evitam os desgastes das estruturas de concreto em casos de dilatação.

Foto voltou a circular nas redes sociais.

To Top