Cidades

Niterói já percebe o contraste na orla de Icaraí

O contraste já é percebido por quem passa pela orla da Zona Sul.
O contraste já é percebido por quem passa pela orla da Zona Sul.

Quem passa pela orla de Icaraí, Zona Sul de Niterói, já percebe o contraste entre as antigas lâmpadas de vapor de sódio e as novas lâmpadas de LED. Aproximadamente a metade dos postes da Praia de Icaraí já receberam as novas lâmpadas. A troca de lâmpadas será efetuada nas praias de Icaraí e Flexas, no trecho que vai da Rua Pereira Nunes até a Rua Joaquim Távora. Serão substituídas ao todo 102 luminárias com lâmpadas de vapor de sódio de 400W, para luminárias de LED de 280 W, somente nos postes altos de 22 metros. Está prevista uma economia inicial, apenas nesse trecho, de mais de 30% ou 4.300 kWh/mês.

Serão substituídas ao todo 102 luminárias com lâmpadas de vapor de sódio de 400W, para luminárias de LED de 280 W.

A iniciativa foi determinada pelo prefeito Axel Grael, que explicou as vantagens dessa medida. “A opção pelo LED gera economia de, no mínimo, 30%, e, dependendo do caso, pode chegar a 50% da conta de energia do município com iluminação pública. Além de menos eficientes, as lâmpadas de vapor metálico são um poluente. Outra vantagem do LED é que ele tem menos falhas. Então, é menor a chance de os postes se apagarem de repente, o que representa também uma questão de segurança. Já mudamos a iluminação pública de várias outras áreas da cidade e estamos atentos a tudo que puder representar economia para a cidade”, disse Grael.

O contraste já é percebido por quem passa pela orla da Zona Sul.

A secretária de Conservação, Dayse Monassa, detalhou o procedimento “Será o início da primeira etapa da modernização da iluminação da orla. O próximo passo será a colocação de LED nos refletores”, disse a secretária.

A substituição seguirá até a Rua Pereira Nunes, no Ingá.

A Seconser também está implantando a iluminação LED nas ruas principais do Largo da Batalha. Além disso, parte das estradas Caetano Monteiro e Washington Luís, em Pendotiba, vão ganhar lâmpadas LED. A troca também já está sendo feita nas ruas João Batista da Costa, Engenheiro Cattete da Silva, Amadeu Gomes, Desembargador Leopoldo Muylaert, Leonor da Glória, Nilo de Freitas e na Estrada do Monan Pequeno, no mesmo bairro. Serão colocadas luminárias com as potências de 120, 180 e 280 W. Elas vão variar de acordo com a largura da rua: vias mais largas, potência maior e vice-versa.

Serão substituídas 102 luminárias no trecho que vai da Rua Pereira Nunes até a Rua Joaquim Távora | Foto: Lucas Benevides