Polícia

Guarda Municipal de Niterói apreende 180 caranguejos que seriam vendidos de forma ilegal

Patrulhamento de rotina aconteceu em frente ao Mercado São Pedro, no Centro
Patrulhamento de rotina aconteceu em frente ao Mercado São Pedro, no Centro

Agentes da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Niterói apreenderam, neste domingo (13), 180 caranguejos que seriam vendidos ilegalmente em frente ao Mercado São Pedro, no Centro. Os caranguejos foram apreendidos durante um patrulhamento de rotina. A Guarda Ambiental irá intensificar o combate à comercialização de caranguejos uça (Ucides Cordatus), em período de defeso, nos arredores do local.

Conforme portaria do Ibama, N-52, de 30/09/2003, o período de defeso começa em 1 de outubro e segue até 30 de novembro para machos e fêmeas, e de 1 a 31 de dezembro para as fêmeas, no Estado do Rio de Janeiro. Somente animais congelados inteiros podem ser comercializados, com a apresentação da declaração de estoque emitida pelas autoridades competentes.

Todos os anos a Guarda Municipal de Niterói combate o comércio ilegal de caranguejos. De acordo com o subinspetor da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói, Renato Macedo, o defeso é a proibição da pesca enquanto a espécie se reproduz, e compreende os meses de outubro e novembro, estendendo-se até dezembro quando se trata de fêmeas. “Pedimos que a população entre em contato conosco através do número 153 caso alguma irregularidade seja constatada durante esse período,” afirma.