Notícias

CCR Barcas anuncia encerramento das atividades

Arquivo
Arquivo
Concessionária afirma que as negociações com o governo do estado para o recebimento de dívidas não foram bem-sucedidas

A concessionária CCR Barcas anunciou nesta sexta-feira (11) o início da adoção de procedimentos para encerramento de suas atividades, que de acordo com a empresa, se dará em 12 de fevereiro de 2023. A companhia informou que após seguidas manifestações e tentativas de se chegar a um acordo com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a fim de contribuir com os interesses dos clientes e, ao mesmo tempo, obedecer às regras e prazos contratuais, as negociações não chegaram a bom termo. A empresa teria que receber R$ 1 bilhão do governo do estado para que o serviço fosse mantido, mas as negociações não avançaram.

Em 2018 a CCR Barcas afirmou que não renovaria o contrato. A empresa afirma que vem tendo prejuízo. A concessionária alega que nos últimos anos a quantidade de passageiros tem sido inferior ao previsto no contrato.

Já o Governo do Estado do Rio de Janeiro disse que não considera qualquer perspectiva de interrupção da prestação do serviço à população e que as negociações seguem em andamento. O governo do estado ainda disse que trabalha para encontrar uma solução em conjunto com a concessionária. A Secretaria de Estado de Transportes informou que os trâmites para elaboração da nova modelagem do sistema aquaviário junto à UFRJ estão dentro do prazo.

O fim da concessão, de acordo com o prazo contratual, será em fevereiro de 2023 e ainda não há quem administre o transporte. A CCR Barcas informou o início da adoção de procedimentos para encerramento de suas atividades com três meses de antecedência do prazo final do Contrato de Concessão.

Nota da CCR Barcas

“Após seguidas manifestações e tentativas de se chegar a um Acordo com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a fim de contribuir com os interesses dos clientes e, ao mesmo tempo, obedecer às regras e prazos contratuais, a CCR Barcas lamenta informar que as negociações não chegaram a bom termo.

Assim sendo, com três meses de antecedência do prazo final do Contrato de Concessão, a companhia dá início à adoção de procedimentos para encerramento de suas atividades, o que irá ocorrer em 12/02/2023. Essa medida já foi comunicada às autoridades, em tempo hábil para que o Estado tome as providências necessárias para assegurar a continuidade da prestação dos serviços de transporte aquaviário.”