Justiça

Justiça mantém prisão de Gabriel Monteiro na audiência de custódia

Gabriel Monteiro divulgou um vídeo em suas redes sociais antes de se apresentar | Assista abaixo
Gabriel Monteiro divulgou um vídeo em suas redes sociais antes de se apresentar | Assista abaixo

A Justiça manteve a prisão do ex-vereador youtuber conservador, Gabriel Luiz Monteiro de Oliveira, na audiência de custódia realizada na tarde desta terça-feira (8/11), na Central de Audiência de Custódia, em Benfica. A prisão de Gabriel Monteiro foi determinada por força de mandado expedido pelo juízo da 34ª Vara Criminal, no processo em que o ex-vereador é denunciado por estupro de uma jovem. O processo está em segredo de Justiça.

Na decisão, a juíza da audiência de custódia, Rachel Assad da Cunha, assinalou que o mandado de prisão contra o ex-vereador estava dentro do prazo de validade e não houve a sua revogação pelo juízo da 34ª Vara Criminal. “Assim, tem-se que se o mandado de prisão é válido e a decisão que ensejou sua expedição está inalterada, sendo vedado ao juízo da CEAC avaliar o pedido defensivo de liberdade ou substituição da prisão por outra medida, sob pena de usurpação de competência. Cabe à CEAC, portanto, avaliar tão somente a regularidade da prisão e a validade do mandado de prisão, além de determinar a apuração de eventual abuso estatal no ato prisional”.

A juíza também determinou a expedição do ofício à Secretaria de Administração penitenciária (Seap) para que Gabriel Monteiro fique acautelado em presídio que assegure a sua integridade física. Durante a audiência, os advogados alegaram a condição de ex-policial militar do ex-vereador, que teria feito prisões em na função e ter sofrido tentativas de homicídio. Assim, pediram que o acusado fosse acautelado em um presídio compatível com a sua condição de ex-PM.

Gabriel Monteiro sai de Niterói para o presídio de Benfica

O ex-vereador youtuber conservador Gabriel Monteiro (PL) foi transferido na manhã desta terça-feira (8) para o Presídio de Benfica, na Zona Norte do Rio, onde ficará preso. O youtuber teve a prisão preventiva decretada nesta segunda (7) devido a um processo que ele responde por estupro. Antes de entrar na delegacia ele gravou um vídeo em que nega o crime e disse que vai provar sua inocência. (Assista abaixo)

Monteiro se entregou ontem (7) na 77ª Delegacia Policial (DP), em Icaraí, Zona Sul de Niterói, onde foi cumprir o mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça, devido a processo a que ele responde por estupro. A decisão é do juiz Rudi Baldi Loewenkron, da 34ª Vara Criminal do Rio de Janeiro e o caso teria acontecido no dia 15 de julho deste ano. O juiz determinou também a apreensão de armas de fogo e de celulares do acusado.

O youtuber teve o mandato cassado em 18 de agosto, por quebra de decoro parlamentar. Assédio sexual e moral, além de tentativas de estupro foram algumas das acusações ao ex-vereador da ala conservadora. O pedido de prisão preventiva atual faz parte de um novo processo, diferente, dos casos que foram analisados pelo Conselho de Ética da Câmara do Rio, em que foi pedido a cassação do mandato do então vereador.

Uma jovem estudante de 23 anos afirma que conheceu o ex-vereador na boate Vitrinni, na Barra da Tijuca, e que teria sido levada para a casa de um amigo de Gabriel Monteiro, no Joá, Zona Sul. Ainda de acordo com a vítima, no local, Monteiro teria a contrangido a fazer sexo com ele, com uso de violência, passando uma arma no seu rosto, empurrando ela na cama e segurando seus braços e dando tapas em seu rosto.

A jovem relatou na delegacia que Gabriel Monteiro a empurrou para a cama, arrancou sua roupa e começou a se relacionar sexualmente com ela de “forma também violenta”. A mulher disse ainda aos investigadores que Gabriel Monteiro passou a interroga-la e a cada resposta ou negativa ela ganhava um tapa no rosto. Ela também afirmou que tentava se defender das agressões, mas o youtuber lhe disse: “se você continuar assim, vai ser pior. Eu vou lhe espancar”. Após o relatado, ela teria dito que parou de se defender e que começou a chorar.

Gabriel Monteiro saiu de Niterói e foi conduzido para o presídio por volta das 7h40. Ele foi retirado da delegacia por uma porta lateral, onde estava detido. Duas viaturas saíram em comboio, passando pelo extenso trânsito desta manhã, onde trabalhadores enfrentavam lentidão no sentido Rio. O conservador ainda deve passar por exame de corpo de delito.

O youtuber conservador se defende em vídeo gravado antes de entrar na delegacia

Gabriel Monteiro já chegou no Presídio de Benfica