Agenda

Niterói recebe o maior evento cervejeiro da cidade

Divulgação

Niterói recebe o maior evento de cervejas artesanais da história da cidade. O evento acontecerá nos próximos dias 25, 26 e 27 de novembro no Reserva Cultural. (Vídeo abaixo)

Em breve maiores informações serão divulgadas sobre todos os detalhes deste evento que promete parar a cidade. Enquanto isso saiba mais sobre o Caminho Cervejeiro de Niterói abaixo.

Caminho Cervejeiro, um novo atrativo turístico de Niterói

A cidade passou a ter um novo atrativo turístico entre os seus roteiros, o Caminho Cervejeiro de Niterói que promete a degustação de cervejas artesanais super premiadas e feitas do lado de cá da baía, um verdadeiro convite para os aficionados e entendedores desta bebida tão popular e saborosa para muitos! (Faça o download do mapa em pdf aqui)

Encontro de apresentação do projeto Caminho Cervejeiro de Niterói | Alison Sapienza, Aluno de Mestrado curso de Turismo da UFF, Renato Lima, Fiscal do PDPA – NELTUR, Carlos Lidizia, professor dos cursos de Turismo e Hotelaria da UFF, Fred Cascardo, professor dos cursos de Turismo e Hotelaria da UFF, André Bento, Diretor do departamento de Turismo – NELTUR, Paulo Novaes, presidente da NELTUR, Ana Beatriz Moreira, aluna do curso de Turismo e Hotelaria UFF (Bolsista de Graduação), Rafaella Vieira, aluna do curso de Turismo e Hotelaria UFF (Voluntária), Lelio Galdino, professor dos cursos de Turismo e Hotelaria da UFF e coordenador do projeto.

O projeto é fruto do PDPA – Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados que consiste numa parceria da Prefeitura de Niterói, a Fundação Euclides da Cunha e da UFFUniversidade Federal Fluminense.

O teor do projeto consiste num diagnóstico da indústria cervejeira de Niterói, qualificação de 60 funcionários das cervejarias para o conhecimento sobre serviços e a cultura cervejeira, além da formatação do circuito, através do mapeamento de todos os empreendimentos e a criação das rotas, com desenvolvimento de três no total: Caminho Guanabara; Caminho Jardim Icaraí e Caminho Oceânico.

Para o Presidente da Neltur, Paulo Novaes, Niterói foi uma das primeiras cidades do Brasil a instituir uma lei de licenciamento da atividade de microcervejarias e seus bares cervejeiros, a “Lei dos Cervejeiros, que também instituiu o “Selo Cervejeiro”, concedido aos empreendimentos que apresentem critérios como respeito aos valores históricos, sociais, culturais e ambientais da cidade, adoção de práticas sustentáveis, participação em programas de capacitação e qualificação de profissionais cervejeiros e etc. A experiência para o visitante da cidade em observar o processo de produção e degustar ao mesmo tempo é diferenciada e única em Niterói. A Prefeitura de Niterói e a Neltur apoiam esta atividade por ser um produto diferenciado de atração turística e movimentar a economia da cidade, destaca Novaes. a difusão da cultura, mas também pelo desenvolvimento do turismo e da economia da cidade”, afirmou.

O Diretor de Turismo da Neltur, André Bento, diz que é uma experiência diferenciada e única em Niterói, o visitante observar o processo de produção e degustar ao mesmo tempo a cerveja produzida na cidade.

To Top