Polícia

Polícia Federal deflagra a Operação Tropeiros em Niterói

Em Niterói foram encontradas estufas com pés de skank | Foto: Divulgação PF

Nesta quinta-feira (03/11), a Polícia Federal, em ação conjunta com o GAECO/MPF, deflagrou a Operação Tropeiros, que visa desarticular associação criminosa responsável por tráfico internacional de drogas através de voos internacionais com destino à Europa.

Na ação de hoje, cerca de 50 (cinquenta) policiais federais cumprem três mandados de prisão temporária e 10 (dez) mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, nas residências dos alvos, localizadas em Niterói, Rio de Janeiro e Nova Friburgo.

Um dos mandados está sendo cumprido no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), uma vez que um dos alvos estava voltando ao Brasil, em voo oriundo de Miami/EUA, no momento da deflagração da operação.

As investigações começaram em setembro de 2019, após a prisão em flagrante de uma jovem que transportava 3,2kg de cocaína oculta no forro da bagagem despachada, no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão).

A mulher, natural do Rio de Janeiro, pretendia embarcar em voo com destino à cidade portuguesa de Horta, de onde seria distribuída pela Europa.

Com o aprofundamento das investigações, conduzidas pela Delegacia Especial de Polícia Federal do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (DEAIN), foram identificados outros integrantes da associação criminosa, que tinham como função o recrutamento de pessoas, financiamento do delito e o recebimento da droga no continente europeu.

Ademais, foram descobertas outras prisões de pessoas que eram utilizadas como “mulas”, e também que a associação criminosa realizava envio de drogas para a Europa através de remessas de carga e serviço postal.

Agentes cumpriram mandado de busca e apreensão em Camboinhas, Região Oceânica de Niterói. Na diligência, foram localizadas estufas com grandes quantidades de pés de skank. O alvo foi preso em flagrante por tráfico de drogas e foram apreendidos dois veículos no local. Também foi encontrado um revóver calibre 38 e um tablete de cocaína.

Em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio, agentes localizaram arma de fogo, houve prisão em flagrante e foi apreendido veículo de luxo (BMW). Já em Nova Friburgo, houve busca e apreensão e um veículo de luxo da marca Porsche foi apreendido. Os investigados responderão pelos crimes de tráfico transnacional de drogas e associação criminosa, onde as penas, se somadas, ultrapassam a 18 anos de reclusão.

O nome “Tropeiros” se deve à prática dos criminosos de enviar drogas para a Europa através de “mulas”, pessoas angariadas pela associação criminosa para fazer o transporte do entorpecente, com o direcionamento e monitoramento em tempo real dos seus passos através de aplicativos de celular.

To Top