Agenda

Mac Niterói comemora o Dia Internacional da Animação

Divulgação
Divulgação

Em comemoração do Dia Internacional da Animação, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói recebe em seu Mezanino, neste sábado, 29 de outubro, das 13h às 18h30, uma mostra com oficinas, bate-papo e exibição de curtas metragens nacionais e internacionais.

Foi em 28 de Outubro que, em 1892, Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas no mundo. Para homenagear a arte do cinema de animação, a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) escolheu essa data para a comemoração, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados.

No Brasil, foi criado o evento: Dia Internacional da Animação – DIA, que realiza exibições de mostras de curtas metragens nacionais e internacionais, com entrada franca desde a sua primeira edição, em 2004. Em 2022 chegamos ao 19ª ano, retornando ao formato tradicional com exibições presenciais em cidades de todo o Brasil!

Programação completa

  • 13h às 17h – Oficina de stop motion e pixelation (Livre)
  • 14h – Mostra infantil (Livre)
  • 15h – Mostra Nacional (Recomendado para maiores de 12 anos)
  • 16h – Mostra Internacional (Recomendado para maiores de 14 anos)
  • 17h – Bate papo com profissionais da animação – Levi Luz, Sabrina Bogado, Daniel Pinna e Felipe Souza (Livre)
  • 18:30h – Encerramento
  • Curadoria: Thais Leal, que há 17 anos coordena o Curso de desenho e Animação em Niterói e recebe o evento do dia da animação desde 2007 em vários lugares diferentes em Niterói, sempre com uma nova parceria.

Levi Luz

Diretor cinematográfico especialista em animação e efeitos especiais; produziu comerciais premiados, curtas vencedores de editais nacionais, séries de TV e participou na produção de filmes de animação para cinema. Ao longo de sua trajetória, trabalhou em diversas produções nacionais em conjunto com a Intervalo Produções, muitas delas veiculadas na TV aberta, como a série de animação “Hiperion” e “Conta vovô”, entre outras. Além disso, é um poço sem fundo de conhecimento sobre animação, sua história e técnicas! Atualmente trabalha como instrutor de animação e roteirização no Curso Animator.

Sabrina Bogado

Formada em Jornalismo, cursou cinema na UFF e tem especialização em cinema (PUC-CHILE) e Roteiro (PUC-CHILE). Roteirista e Diretora do Documentário Amazônia INC e foi premiada como o World Humanitarian Awards. Foi Roteirista do Documentário “Manifesto” (2017). Roteirista da animação Vegápolis (Laboratorios Ancine). Adaptação e supervisão de Direção da versão brasileira de diversas animações: “Nahuel e o Livro Mágico” – 10 melhores animações do Festival de Annecy em 2020; ganhador de diversos prêmios – a animação Hugo e Serena – escolhida como a melhor animação Ventana Sur; Sesta Z – Emmy award – Best Kids Animation.

Daniel Pinna

Designer, animador, professor e pesquisador do curso de Cinema e Audiovisual da UFF. Mestre em Design, coordenador da área de Cinema e Animação da Academia de Cultura Japonesa do Instituto Cultural Brasil-Japão. Curador de mostras de animação, desenvolve pesquisa em Design e Imagem em movimento. Trabalhou e orientou filmes premiados, foi coordenador de Produtora Modelo Universitária e diretor de arte em agências de propaganda no Rio de Janeiro.

Felipe Souza

Bacharel em Cinema e Audiovisual (UFF), com especialização em Gestão Empresarial e Marketing (ESPM). Produtor, roteirista, animador e diretor. Participou, dentre outros projetos, da produção das séries “Sítio do Picapau Amarelo” e “Gigablaster”. Realizador dos curtas “Biscoitos, biscoitos!” e “Dobrando Tempo”. Membro da diretoria e tesoureiro da ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação; coordenador do Núcleo de Formação – NuFo, grupo de trabalho dedicado às ações formativas e educacionais da Associação. Criador e professor do Curso “Produzindo Animação”.

Dia Internacional da Animação 2022

  • Data: Sábado, 29 de outubro de 2022
  • Horário: 13h às 18h30
  • Gratuito
  • Retirada de ingresso pelo site do Sympla
  • Local: Mezanino MAC Niterói
  • Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem, Niterói – RJ
  • Telefone: (21) 2722-1543