Polícia

Eleições 2022: Niterói terá diversas intervenções neste 2º turno; confira

Fila registrada no Colégio Marly Cury, em Icaraí, após 17h, no primeiro turno | Arquivo
Fila registrada no Colégio Marly Cury, em Icaraí, após 17h, no primeiro turno | Arquivo

Diversas intervenções acontecerão neste domingo (30), em Niterói, segundo turno das eleições presidenciais. A primeira delas é a gratuidade da tarifa aos usuários do transporte público municipal no segundo turno das eleições, que acontece neste domingo (30). A suspensão da cobrança vale das 00h às 23h59. De acordo com o executivo, o objetivo é facilitar o deslocamento das pessoas para as zonas eleitorais. A medida também foi implantada no primeiro turno. Não é necessária a apresentação de nenhum documento. Basta embarcar e se dirigir até o local de votação para exercer a cidadania através do voto. O serviço de transporte público deve operar com toda a frota regularmente disponibilizada em dias úteis, para atender ao fluxo extraordinário de pessoas em trânsito para as respectivas zonas eleitorais.

Outra intervenção será o esquema de trânsito na cidade. A Nittrans preparou um esquema especial de trânsito para a eleição que acontece neste domingo (30). Haverá interdição de vias e proibição de estacionamento. Operadores de trânsito estarão posicionados em pontos estratégicos da cidade a fim de garantir a fluidez do tráfego.

O fluxo de veículos ficará totalmente interditado ao trânsito a partir das 00h do sábado (29) até às 22h do domingo (30) nos seguintes trechos: rua Visconde de Sepetiba, entre a Rua Coronel Gomes Machado e Avenida Ernani do Amaral Peixoto, rua Coronel Gomes Machado, entre as ruas Visconde de Sepetiba e Professor Valdemir Alves Machado e Rua Assis de Vasconcelos, no trecho entre as ruas General Castrioto e a presidente Craveiro Lopes.

Será proibido utilizar as vagas de estacionamento da Rua Visconde de Sepetiba, entre a Rua Coronel Gomes Machado e Avenida Ernani do Amaral Peixoto e da Rua Coronel Gomes Machado, entre as ruas Visconde de Sepetiba e Marquês de Olinda. A pedido da 199ª ZE/RJ, nas Avenidas Beira Mar, em Itacoatiara, e na Avenida Professor Carlos Nelson Ferreira Santos, em Camboinhas, será autorizado apenas o tráfego do ônibus do TRE, para entrega e recolhimento das urnas eletrônicas.

Haverá também reforço de Força Federal no segundo turno das eleições em Niterói, neste domingo (30). O envio de reforço de segurança, para várias localidades do país, foi determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) organizou um esquema especial para a limpeza da cidade no domingo das eleições, 30 de outubro. O plantão foi dividido em dois turnos. Desde às 7 h, uma equipe de 15 garis de todos os distritos estará atuando na cidade com o apoio de 5 basculantes e 2 compactadores.

A partir das 16 horas, cerca de 400 garis da Clin estarão trabalhando, principalmente, nos pontos próximos aos locais de votação. As equipes contarão com um maquinário especial: 8 caminhões satélites, 24 basculantes, 9 compactadores e 2 varredeiras da Clin e da Econit.

A Clin conta com o apoio da população e dos candidatos para colaborar, não jogando panfletos e papéis em geral no chão. De acordo com a Clin, a expectativa é de que todo o resíduo produzido por conta das eleições seja retirado até o final do plantão de domingo .