Empregos

Marinha abre inscrições para processos seletivos

Foto: Divulgação Marinha
Foto: Divulgação Marinha

Os nove Distritos Navais da Marinha do Brasil (MB) abriram as inscrições na terça-feira (25) do Processo Seletivo para o Serviço Militar Voluntário de Oficiais temporários (SMV-OF). Ao todo, são 550 vagas de nível superior distribuídas pelas áreas de apoio à Saúde, Medicina, Engenharia, Magistério e Técnica com oportunidades em todo o Brasil.

A seleção é voltada para homens e mulheres com menos de 41 anos na data da incorporação. Os rendimentos iniciais são atualmente de R$9.070, no posto de Guarda-Marinha, com progressão ao longo dos anos. O vínculo entre os militares temporários e a Marinha pode ser renovado a cada ano, podendo chegar até oito anos, sem possibilidade de estabilidade. Além disso, os voluntários disputam vagas regionalmente, em cada Distrito Naval, e não a nível nacional, como nos concursos para carreira.

Saiba como inscrever-se

Entre os dias 25 de outubro e 8 de novembro, os interessados deverão acessar o site do Processo Seletivo (Link abaixo), escolher o Distrito Naval de preferência e ler o Aviso de Convocação por completo. O processo seletivo para o SMV-OF é regional, portanto cada Distrito Naval abre vagas conforme sua necessidade. O Distrito escolhido será onde ocorrerá a realização da prova objetiva e demais etapas, além de ser a região onde o voluntário irá servir, em caso de aprovação.

Etapas do Processo Seletivo

Os certames serão compostos por sete etapas, sendo a primeira uma prova objetiva com 50 questões, sendo 25 de Português e 25 de Formação Militar-Naval, de caráter eliminatório e classificatório. Para as vagas de médico, o conteúdo será dividido em 25 questões de Português e 25 de Conhecimentos Específicos. As fases seguintes do certame incluem Verificação de Dados Biográficos e Verificação Documental, Inspeção de Saúde, Teste de Aptidão Física de Ingresso, Prova de Títulos, Designação à Incorporação e Incorporação.

Conheça a carreira e remuneração do Oficial temporário na Marinha

Ainda que sejam Oficiais temporários, estes militares poderão progredir na carreira naval, mesmo que seja em até oito anos, período máximo do SMV. O posto inicial a ser ocupado será o de Guarda-Marinha, permanecendo durante os seis primeiros meses. Após isso, o militar passará a Segundo-Tenente e permanecerá por mais seis meses, indo a Primeiro-Tenente ao completar um ano de incorporação. Caso chegue ao sétimo ano, será promovido ao posto de Capitão-Tenente.

Processo Seletivo para o Serviço Militar Voluntário de Oficiais temporários

Inscrições entre 25 de outubro e 8 de novembro.
Link: https://www.marinha.mil.br/sspm/?q=content/processo-seletivo-para-o-servico-militar-voluntario

Fonte: Agência Marinha de Notícias