Política

Ipec 2º turno: Lula tem 50% e Bolsonaro 43%

Lula e Bolsonaro | Divulgação
Lula e Bolsonaro | Divulgação

Pesquisa do Ipec divulgada nesta segunda-feira (24), aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 50% da intenção de votos no segundo turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 43%.

O novo levantamento encomendado pela Globo, foi feito entre sábado (22) e nesta segunda, e os resultados se referem à intenção de voto no momento das entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.

De acordo com a pesquisa, se a eleição fosse hoje, Lula teria 54% dos votos válidos e Bolsonaro, 46%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Este é o quarto levantamento do Ipec após o primeiro turno das eleições e foram entrevistadas 3.008 pessoas em 183 municípios entre sábado (22) e segunda-feira (24). A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-06043/2022.