Tecnologia

Niterói recebe carreta adaptada para aulas sobre 5G

Foto: Divulgação Unisuam

O estado do Rio de Janeiro vai receber, de 24 a 28 deste mês, a carreta da Huawei, empresa multinacional de equipamentos para redes e telecomunicações. O caminhão possui uma sala de aula em seu interior e vai levar conhecimento sobre a quinta geração de rede móvel (5G) em diversos setores da sociedade. Em Niterói, com o apoio da Prefeitura, a carreta ficará no Caminho Niemeyer, na próxima segunda-feira (24), das 9h às 18h. Os cursos de capacitação e palestras vão funcionar com ajuda da nova tecnologia. O objetivo é demonstrar a potencialidade do 5G na prática.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, afirmou que o público poderá aproveitar a presença do Caminhão 5G na cidade. “Niterói já é a cidade mais inteligente do estado do Rio. Há alguns anos seguimos evoluindo na agenda das smart cities no cenário nacional. Contamos com vários centros universitários e temos uma grande vocação para o avanço. É importante que toda essa aptidão do município para a tecnologia se converta em qualidade de vida, com desenvolvimento econômico aliado à sustentabilidade e à justiça social. Espero que o público possa aproveitar ao máximo a carreta na nossa cidade e que essa experiência tecnológica se traduza em oportunidades para a população, principalmente para os jovens niteroienses”, destacou Axel Grael.

 

O Caminhão 5G é um projeto da Huawei que visa percorrer o Brasil e levar informações sobre a tecnologia móvel. O Pólen (Polo de Inovação da UNISUAM) é parceiro da multinacional na iniciativa de trazer a carreta para o estado. Entre a próxima terça-feira (25) e sexta-feira (28), a carreta ficará no campus da Unisuam, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. “Nosso objetivo sempre foi expandir as oportunidades através da tecnologia e hoje estamos, junto a Huawei, levando a tecnologia 5G para duas unidades da Unisuam, Niterói e Bangu, com palestras e cursos gratuitos”, explicou o gestor de Inovação do Pólen, Diego Braga.

 

As aulas serão ministradas pela equipe de especialistas da Huawei. Depois de cada lição, outra turma poderá entrar e aproveitar a novidade. A carreta também estará disponível para visitação do público que quiser saber mais sobre as tecnologias.

To Top