Esportes

Jovens atletas de Niterói viajam para Europa e Abu-Dhabi em busca de novos títulos

Divulgação
Divulgação

Um grupo de sete jovens atletas niteroienses de jiu-jitsu, com vários títulos de campeões, participa de competições na Europa e em Abu Dhabi. Os atletas viajam com apoio da Prefeitura de Niterói, através da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur). Nos meses de outubro e novembro, Cauã Freitas, os irmãos Borges, João Kleber Borges e João Gabriel Borges, Laura Araujo, Rafaela Pontes, Luan Gonçalves e Gabriel Nascimento estão em busca de novos troféus.

O presidente da Neltur, Paulo Novaes, destaca o trabalho dos embaixadores mirins. “Além de incentivo aos jovens talentos na área esportiva no seu aspecto social, os atletas viajam como embaixadores mirins e divulgam Niterói por todo o mundo, distribuindo kits sobre as belezas da cidade”.

Na última quinta-feira (13), Cauã Freitas viajou para Portugal onde participou do AJP Tour Portugal PRO-GI. O atleta participou de uma disputa na cidade de Matosinhos. Neste domingo (16), foi dia de jogar em Paris, França, onde competiu no AJP TOUR France PRO GI. No próximo dia 30, Cauã estará em Roma, na Itália, para tentar a vitória no Nacional Roma. O menino, de apenas 9 anos, enfrenta uma rotina de treinos de gente grande.

Cauã é nascido e criado em Niterói e começou no Jiu-Jitsu com 4 anos e, no mesmo ano, iniciou nas competições. De lá pra cá, nunca mais parou. Hoje com quase 10 anos, que vai ser completado em dezembro, ele leva, há 5 anos, uma vida com todas as cobranças e disciplinas de um atleta de alto rendimento. Tem hora para acordar, para dormir, treina na Camboinhas Jiu Jitsu com o mestre Marcus Mendes e faz preparação física no Centro de Treinamento Face to Face com o professor Leonardo Japonês. O menino ainda estuda, diariamente, no colégio Objetivo de Camboinhas, faz deveres todos os dias e arruma tempo para brincar com os amigos.

Cauã, que é faixa amarela de jiu-jitsu e amarela de luta livre e já conquistou mais de 100 medalhas nesses 5 anos, além de mais de 10 cinturões, 1 katana e vários troféus, sendo uns deles de campeão do ranking anual de diversas federações: FJJRIO, FJJDRIO, CBJJO, SJJSAF E CBLLE (esta última de luta livre esportiva).

Em novembro, nos dias 13 e 14, o grupo estará nos Emirados Árabes Unidos para competir no Abu Dhabi World Youth Jiu-Jitsu Championship 2022, em Abu Dhabi.