Cidades

Guarda Municipal de Niterói recebe novos quadriciclos

Investimento tem foco na Operação Verão, que terá início em novembro na cidade | Foto: Bruno Eduardo Alves
Investimento tem foco na Operação Verão, que terá início em novembro na cidade | Foto: Bruno Eduardo Alves

A dois meses do verão, a gestão municipal de Niterói se organiza para a estação. Para dar agilidade aos Guardas Municipais na época em que as praias têm o maior movimento do ano, o município entregou, nesta sexta-feira (14), quatro quadriciclos que complementarão sua frota na Operação Verão 2022/2023, que deverá ser iniciada no início do próximo mês.

“Essa entrega melhora a nossa capacidade de atuação nas praias. A mobilidade do nosso efetivo vai ser melhor, assim como o serviço que prestamos à população terá mais agilidade”, destaca o prefeito de Niterói, Axel Grael. “Temos quatro equipamentos que vão atuar principalmente em Camboinhas e Piratininga, que são as praias mais extensas da cidade. Essa é uma grande inovação nos planos de verão, que já começará a funcionar neste ano.”

Foto: Bruno Eduardo Alves

Segundo o secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, a aquisição dos equipamentos está dentro do Plano Niterói Que Queremos. “Nós trabalhamos dentro de um planejamento macro, o Niterói Que Queremos, e temos conseguido bons resultados com isso. Dentro dessas metas, está o fortalecimento da Guarda Civil Municipal. Nesse sentido, essa entrega de novos equipamentos é essencial, pois busca melhorar o trabalho que está sendo feito”, explica.

Ao todo, a frota da Guarda Civil Municipal de Niterói possui hoje 38 carros e pick-ups, 28 motos, quatro vans e agora conta com mais quatro quadriciclos. Para o secretário, este próximo verão deverá ter as praias mais lotadas que a dos últimos, devido ao cenário de pandemia de Covid-19 controlada. “Depois de dois anos de pandemia, a gente espera que a população realmente curta esse próximo verão, com segurança, que é fundamental”, completa.

Além dos quadriciclos, a Secretaria de Ordem Pública de Niterói recebeu também nesta sexta um drone, que atuará junto com o Grupo Executivo para o Crescimento Ordenado de Preservação das Áreas Verdes (Gecopav) em um projeto de Monitoramento de Áreas Verdes.

Foto: Bruno Eduardo Alves

Embora não seja atribuição da Prefeitura, mas da Polícia Militar, que é ligada ao Governo do Estado, outra aquisição da Secretaria entregue nesta sexta foram dez carros que serão acrescentados à frota de 15 veículos do convênio do Proeis, programa de pagamento das horas extras dos profissionais de segurança (policiais militares) que atuam, nas horas de folga, no policiamento de Niterói.