Economia

Niterói adere ao PIX no IPTU

Arquivo | Agência Brasil
Arquivo | Agência Brasil

Os contribuintes de Niterói podem quitar suas cotas mensais do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) através do PIX, pagamento eletrônico instantâneo. A novidade, administrada pela Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), já está disponível.

De acordo com a secretária municipal de Fazenda, Marilia Ortiz, o objetivo é ampliar e democratizar as opções de modalidade de pagamento de tributos e demais receitas em Niterói por meio de novas instituições financeiras, não mais somente aquelas conveniadas à SMF. “É um meio seguro, dinâmico e funcional. Essa modalidade vem para somar com os demais meios de pagamento, como o código de barras e o débito automático em conta”, explicou Marília Ortiz.

De acordo com a SMF, o Banco Itaú ganhou a licitação para operacionalizar a modalidade de pagamento. Para o próximo ano, o pagamento via PIX será estendido para outros tributos como o ISS e o ITBI. A Secretaria lembra que o pagamento via PIX está disponível apenas para o IPTU 2022 e 2023. Os débitos que estão em cobrança administrativa ou em dívida ativa não estão incluídos nessa modalidade de pagamento.

Cartão de crédito

Outra modalidade de pagamento está em estudo pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Fazenda. A utilização do cartão de crédito para quitar os tributos está prevista para entrar em vigor no próximo ano. “Com essa modalidade será possível realizar o pagamento de tributos à vista ou parcelado. Como exemplo, temos a situação em que o contribuinte poderá pagar a cota única do IPTU, parcelando o tributo em 12 vezes direto com a empresa que lhe oferecer a melhor taxa de juros”, afirmou o coordenador de arrecadação da SMF, Haroldo Almeida Filho.

Para efetuar o pagamento via PIX, o contribuinte deverá acessar a segunda via do imposto no Portal de Serviços da Prefeitura no link (https://servicos.niteroi.rj.gov.br).