Notícias

Mudança de estação aumenta visitantes em viveiro de Niterói

Mudas de plantas estão sendo doadas aos visitantes | Foto: Luciana Carneiro
Mudas de plantas estão sendo doadas aos visitantes | Foto: Luciana Carneiro

Com a chegada da primavera, uma boa opção para os amantes da natureza e de passeios ao ar livre e gratuitos é visitar o viveiro da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin), na rua Indígena, em São Lourenço, na região central de Niterói. Além de um passeio guiado, o visitante terá a oportunidade de levar para casa uma muda de planta do viveiro que é doada pela companhia.

Foto: Luciana Carneiro

A equipe de funcionários da Clin está preparada para receber escolas, universidades e grupos maiores que se interessam em fazer visitar técnicas em unidades de produção de mudas e conhecer de perto os vários projetos ligados ao meio ambiente, como os processos de compostagem, semeadura e plantio de mudas e reflorestamento do Morro Boa Vista.

Os visitantes receberão também uma série de informações técnicas importantes, como, por exemplo, a preparação que é feita durante a estação da primavera para o aumento da reprodução e semeadura dos ipês e árvores da Mata Atlântica. “O viveiro da Clin serve como base para o reflorestamento, recuperação de encostas e áreas degradadas e arborização de regiões da cidade. Todas as mudas são produzidas a partir de resíduos de poda, já que este material é rico em nutrientes e auxilia no desenvolvimento das plantas. Para a empresa é muito gratificante a visitação no local, é um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Companhia”, destacou o presidente da Clin, Luiz Fróes.

Foto: Luciana Carneiro

O viveiro tem mais de 140 mil mudas, sendo aproximadamente 90 espécies da Mata Atlântica, como pau-brasil, babosa branca, aroeira, angico-vermelho, figueira da pedra, além de mudas de ipê branco e roxo, açaí, jabuticaba, pitanga, dentre outras espécies frutíferas. Existe ainda um projeto piloto de produção de mudas de plantas medicinais, que ajudará na prevenção e no tratamento de doenças em comunidades carentes.

Aproximadamente 540 visitantes já estiveram no viveiro da Clin, ao longo deste ano. Em 2021, a Companhia chegou a doar aproximadamente 15.600 mudas. Este ano, até 21 de setembro, foram doadas 9.800 mudas. A previsão é que até o final de 2022 a empresa tenha oferecido gratuitamente mais 6.300 mudas de várias espécies vegetais.

De acordo com técnicos da empresa, as três espécies de vegetação mais requisitadas fazem parte da Mata Atlântica, como o Pau-brasil, os Ipês e as Palmeiras, além das plantas medicinais em geral e ornamentais. Estas espécies geralmente são mais demandadas pelos contribuintes para realizar ações ambientais próprias desenvolvidas em áreas urbanas, como em comunidades, escolas e jardins.

Foto: Luciana Carneiro

Os horários de visitação do viveiro são terças e quintas, no período entre 8h30 e 10h ou 13h e 15h. A Clin solicita que seja agendada pelo menos com duas semanas de antecedência pelos seguintes canais de comunicação: e-mail ([email protected]), whatsapp (21) 99923-4908 ou pelas redes sociais Instagram (@viveiro.de.mudas).

Para grupos maiores, com mais de cinco pessoas, ou uma visita mais técnica, a empresa também solicita o agendamento com, pelo menos, duas semanas de antecedência. Nesse primeiro contato, deverão ser indicadas as necessidades do grupo e o número estimado de visitantes e possíveis datas.