Em alta

Roda de samba no Candongueiro com Galocantô homenageia Ilton Mendes neste sábado

Foto: Breno Platais

A tradicional roda da Casa de Samba do Candongueiro conta com a participação especial do grupo Galocantô neste sábado (8). O evento homenageia Ilton Mendes, mais conhecido como Ilton do Candongueiro ou senhor Ilton, como carinhosamente o chamavam os frequentadores da Casa, que faleceu no último sábado (1). A celebração em honra do fundador do espaço e guardião do samba de Niterói promete um dia mágico ao público.

Ivan Mendes, filho do mestre Ilton, lembra que o samba não pode parar, conforme a vontade de Ilton, que deixa um grande legado para a cultura popular. “A Roda de Samba deste sábado tem uma enorme importância para o Candongueiro, pois completam exatos sete dias do falecimento do meu pai. Certamente seria assim que ele gostaria de ser homenageado, com muito samba. Como diz um trecho de ‘Testamento de Partideiro’, do Candeia: ‘Quem rezar por mim que o faça sambando, porque um bom samba é forma de oração’. E assim faremos.”

 

Produtor cultural e apaixonado pelo local, Heitor Collet conta que a Casa de Samba do Candongueiro é também a história de vida de Ilton, que, ao lado de sua esposa Hilda, começou há 30 anos com pequenos encontros entre amigos no quintal de casa. “De lá pra cá, três décadas transformaram a vida cultural da cidade, com o nascimento da roda de samba que hoje é patrimônio cultural imaterial de Niterói. O Candongueiro foi e ainda é frequentado e reverenciado pelos maiores bambas e pelas maiores damas do samba, como Seu Wilson Moreira, Monarco, Nelson Sargento, Luiz Carlos da Vila, João Nogueira, Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, só para citar algumas dessas personalidades. Já estiveram por lá também quem faz o samba hoje: Teresa Cristina, Dorina, Moacyr Luz, Toninho Gerais, Diogo Nogueira, Moyseis Marques, Marquinhos Diniz, dentre tantos outros.”

Roda de Samba do Candongueiro com Galocantô

  • Data e hora: 8 de outubro (sábado), às 18h.
  • Endereço: Rodovia Prefeito João Sampaio nº 1154, Rio do Ouro, Niterói.
  • Ingressos via WhatsApp: (21) 97284-1830
To Top