Política

Cláudio Castro vence no RJ; mas não foi o mais votado em Niterói

Romário, Cláudio Castro e Washington Reis em campanha | Divulgação
Romário, Cláudio Castro e Washington Reis em campanha | Divulgação

Cláudio Castro (PL) venceu a disputa ao governo do Estado do Rio de Janeiro, com 58,67% dos votos válidos. Marcelo Freixo (PSB) ficou em segundo lugar, com 27,38% dos votos válidos e Rodrigo Neves (PDT) ficou em terceiro com 8,00% dos votos válidos. Em seguida Paulo Ganime (NOVO) com 5,31%, Juliete (UP) com 0,33%, Cyro Garcia (PSTU) com 0,15%, Eduardo Serra (PCB) com 0,13% e Luiz Eugênio (PCO) com 0,02% dos votos válidos.

Formado em direito, Cláudio Castro, 43 anos, foi chefe de gabinete da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) por 12 anos. Em 2016, foi eleito vereador da cidade do Rio. Em outubro de 2018, foi eleito vice-governador na chapa com Wilson Witzel. Após o impeachment de Witzel, Castro tomou posse como governador efetivo em 1º de maio do ano passado. O ex-prefeito de Duque de Caxias e ex-deputado federal, Washington Reis (MDB), de 55 anos, era o vice da coligação, mas renunciou. O atual vice é o deputado Thiago Pampolha.

Niterói

Em Niterói, Rodrigo Neves (PDT) ficou em primeiro lugar na cidade, com 34,22% dos votos. Cláudio Castro (PL) obteve 33,58% dos votos e Marcelo Freixo (PSB) 26,69% na cidade de Niterói. Paulo Ganime (NOVO) ficou com 5,12% dos votos em Niterói.