Política

Vídeo mostra filas para votar após 17h em Niterói

Fila registrada no Colégio Marly Cury, em Icaraí, após 17h, no primeiro turno | Arquivo
Fila registrada no Colégio Marly Cury, em Icaraí, após 17h, no primeiro turno | Arquivo

Eleitores relataram até quase três horas de espera para conseguir votar em Niterói. Nos locais de votação, o cidadedeniteroi.com flagrou longas filas e muita espera. No Colégio Marly Cury, em Icaraí, Zona Sul de Niterói, após às 17h, horário de fechamento dos colégios eleitorais, longas filas ainda eram registradas e eleitores relatavam espera de até 40 minutos. (Vídeo abaixo)

Quem ainda está na fila não precisa se preocupar. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) garante o direito a votação de quem chegou à fila antes das 17h e está dentro das seções. Segundo o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, os eleitores que ainda estiverem na fila no horário limite estão recebendo senhas que garantirão o direito ao voto. “Obviamente, está tudo na normalidade para todos os eleitores e eleitoras que chegarem até as 17h. Serão distribuídas senhas para que se completem normalmente as eleições”, disse o ministro em entrevista coletiva no início da tarde.

Vídeo registrado às 17h03 no Colégio Marly Cury, em Icaraí

Urnas substituídas

De acordo com o boletim divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), os municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Niterói foram os que tiveram mais urnas substituídas até as 17h03. No Rio, foram 54 substituições, em Caxias 40 e Niterói 38. O número total de urnas substituídas no estado do Rio de Janeiro chegou a 461, de acordo com o boletim. A quantidade corresponde a 1,35% das 34 mil urnas de votação do estado. Ainda de acordo com o TRE-RJ, percentuais abaixo de 3% são considerados dentro da normalidade. Em 2020, o número de urnas substituídas chegou a 356.