Agenda

MAC Niterói recebe "Sonori EcoParque"

A abertura será neste sábado, 01 de outubro, às 15h, e terá apresentações e oficinas.
A abertura será neste sábado, 01 de outubro, às 15h, e terá apresentações e oficinas.

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói recebe, de 01 a 11 de outubro, o “Sonori EcoParque”, uma mistura de exposição, shows e oficinas, para todas as idades. A abertura será neste sábado, 01 de outubro, às 15h, e terá apresentações e oficinas.

O Sonori EcoParque é um projeto da empresa Sonori – Experiências Musicais, que foi criado há mais de dez anos pelo designer de experiências de aprendizagem criativa musical, Kiko Menezes, que já atuou em quase todo o estado do Rio. Ele trabalhou para despertar a musicalidade de mais de quarenta mil pessoas de todas as idades, em conjunto com uma média de oitenta instituições como SESC Rio, OI Futuro, CBM, MAC, FLADEM, UFF, CCBB, além de ONGs como o CDDH e a Reciclarte e mais de trinta instituições educacionais (educação básica e do ensino superior) – envolvendo hoje uma equipe com mais de 20 pessoas desde os bastidores até o dia a dia dos eventos.

A experiência é vivenciada em um parque sonoro-musical com grandes instalações percussivas rítmicas e melódicas, que são obras de arte interativas feitas unicamente com sucatas e materiais alternativos, formando uma exposição-laboratório. Panelas, bandejas e latas de vários tamanhos e materiais. Baldes e galões de plástico e metal. Bujões e torre de computador, tubos e conexões PVC e de alumínio de diversos tipos e medidas. Mangueiras, passa fios, cabos de aço, parafusos e grades. São estes alguns dos materiais reutilizados e adaptados por Kiko Menezes para a criação do “Sonori EcoParque” com singulares técnicas plástico-sonoras, acústicas e pedagógicas.

Nos eventos deste projeto, o público terá a oportunidade de vivenciar diferentes tipos de programação. A exposição é interativa e as pessoas podem visitar e experimentar, tocar e criar à vontade com todos os instrumentos do parque e, assim, descobrir de maneira educativa as sonoridades e a sua própria musicalidade. Também estão previstas: oficinas de prática musical em conjunto e jogos musicais criativos; apresentações musicais com explicações ecológicas, acústicas e criativas, sempre estimulando a participação do público.

Sonori EcoParque

  • Data: De Sábado 01 a terça-feira 11 de outubro de 2022
    Horário: 10h a 12h e 13h a 17h
    Evento gratuito
    Classificação: Livre
  • Local: Pátio do Museu de Arte Contemporânea de Niterói
    End.: Mirante da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem, Niterói – Rio de Janeiro