Esportes

Dia lindo em Niterói contempla o maior festival de esportes aquáticos do mundo

Foto: Luciana Carneiro
Foto: Luciana Carneiro

Desde sexta-feira (23), Niterói sedia a última etapa do campeonato Aloha Spirit Festival 2022, o maior festival de esportes aquáticos do mundo. Na programação, atividades abertas à participação de atletas amadores e consagrados: natação em águas abertas, Canoa Polinésia, Stand Up Paddle, Paddleboard e Surfski. (Vídeo e fotos deste sábado abaixo) Com dia de sol em Niterói os participantes foram contemplados neste sábado pelo belo tempo e pelas belezas naturais da cidade sorriso.

O Aloha Spirit Niterói conta com pontos para a Copa Brasil de Va’a para OC6, V6 e V3, ranking válido para as provas de longa distância conforme o regulamento da Copa. Já a competição de Stand Up Paddle será válida para o campeonato estadual. De acordo com a organização do evento, são cerca de 1.400 atletas inscritos de 16 estados brasileiros e de países como Argentina e Peru. “Somos um festival de esportes aquáticos para quem ama o mar. Para muitos somos o primeiro evento escolhido para ser disputado. Para muitos outros, somos o principal”, explica João Castro, diretor do Aloha Spirit.

A prova de natação em mar aberto é realizada na Arena Itaipu, na Praia de Itaipu, Região Oceânica de Niterói, e as demais provas e atividades paralelas, como yoga, shows, clínicas e palestras, na Arena Geral, na Praia de São Francisco. “É um prazer Niterói sediar mais um grande evento esportivo aquático, ainda mais esse multi evento, um dos mais conhecidos mundialmente. Ter o Aloha Spirit na nossa cidade é de extrema importância. Com isso, Niterói vem se consolidando, ainda mais, como a cidade dos esportes, não só por sediar grandes competições, mas como celeiro de grandes atletas”, ressalta Luiz Carlos Gallo, secretário municipal de Esporte e Lazer.

A programação começou nesta sexta-feira (23), com uma sessão de cinema ao ar livre, em São Francisco, exibindo o Aloha Spirit de Cinema. Também na sexta, a programação prosseguiu até as 20h com a entrega de kits de competição, troca de lixo eletrônico por brindes, oficinas educativas, teatro ambiental “Mar de Soluções”, aula gratuita de dança polinésia, show com Bob Arau Blues Trio e, a partir das 19h, Congresso Técnico Obrigatório de Va’a com João Castro e Lana Dunaev. Em Itaipu, aconteceu o Projeto Vou de Canoa (educação ambiental e vivência com Canoa Polinésia).

Hoje, sábado (24), as atividades começaram bem cedo, às 6h, nas duas arenas. (Vídeo e fotos abaixo) Em São Francisco acontecem provas de canoa master e amador, yoga aberta ao público, provas de stand up paddle pró, amador e júnior, paddleboard pró e amador, canoa amador feminino open e master, surfski pro, canoa OC6 feminino open e master, V1, OC1 e OC2 pró e amador; canoa OC6 Amador Mista Open, Master, Junior e kids; Canoa V3 Amador e Parava Open, fechando com a Festa Aloha Spirit, a partir das 19h com a banda Salnaveia. Em Itaipu, a arena abriu às 6h, mas a primeira prova, Natação Long 5Km aconteceu às 8h; às 12h foi a vez da natação em águas abertas Short 1,5Km; às 14h30, categoria Cruise 2,5Km e, encerrando, às 16h, a Sprint 500m.

Neste domingo (25), tem natação em águas abertas em Itaipu, a partir das 7h com revezamento 2X600m e festival Kids 200. Para São Francisco, a programação inclui Copa Brasil de Va’a Pró Overall Canoas OC6 e V6, Master 40 e 50, Pró Mista e V3 Pró, Masculina, Feminina e Mista; Stand Up Paddle Kids, Técnica Pró 14’ e Técnica Amador; Canoa OC1 Kids e, a partir das 8h, yoga aberta ao público.

“O Aloha Spirit Festival é hoje considerado o maior festival de esportes aquáticos do mundo, um evento que tem sete modalidades aquáticas e chega finalmente a Niterói, essa grande cidade regada de modalidades esportivas e capital do va’a, a canoa havaiana. Mas o que é mais legal é que o Aloha não é um evento exclusivo para competidores, ele é aberto ao público com uma vasta programação com festival de cinema, com teatro ambiental para as crianças, aula gratuita de dança polinésia e um show ao vivo de blues com um trio incrível e, no sábado, a festa Aloha Spirit. Tudo isso na arena, então estão todos convidados e registro a minha gratidão ao povo de Niterói e ao poder público que abraçou o nosso evento. Aloha!”, afirmou João Castro.

O Aloha Spirit Festival 2022 é uma realização da Associação Magna de Desportes, produção da Ecooutdoor Sports Business, com apoio da Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel). O evento também tem parceria com o Restaurante Office, Wlenet, Mentalize, Ambiensys, Speedo, GShape, Rumo Paddles e Nabil.

Atividades além-mar

Enquanto os atletas se aventuram no mar, diversas atividades acontecem em paralelo na areia: descarte de lixo eletrônico, exposição do Projeto Aruanã que faz o monitoramento de tartarugas marinhas na Baía de Guanabara e adjacências.

Vídeo e fotos deste sábado

Foto: Luciana Carneiro
Foto: Luciana Carneiro
Foto: Luciana Carneiro
Foto: Luciana Carneiro
Foto: Luciana Carneiro