Cidade

Lojistas de Niterói cobram posicionamento sobre arrombamentos na cidade

Foto: Renata Cardoso

A diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói (CDL Niterói) reuniu as autoridades policiais da cidade para discutir sobre os arrombamentos e furtos nos estabelecimentos comerciais de Niterói. A demanda surgiu a pedido dos próprios lojistas após a constatação de recorrentes casos, principalmente nos bairros do Centro, Icaraí e Santa Rosa. Durante a reunião, a diretoria expôs suas principais preocupações.

“É muita demanda que chega e a gente queria entender para poder passar para os associados que vem nos perguntando” comentou o diretor financeiro Sidney Moysés.

 

Além das violações nas lojas, a grande circulação de motos irregulares também foi citada como fator de alerta e o Capitão Domiciano, responsável pelas Companhias 1 e 2 (Centro e Zona Sul), detalhou todo o procedimento de verificação e vigilância das equipes com o problema, “A gente tem feito um trabalho de qualificação nas abordagens, principalmente noturnas e a gente cria um prontuário novo. As filmagens servem para o trabalho policial porque a gente tem a imagem, a autoria e facilita uma representação.”

Muitos comerciantes acabam não oficializando o crime diretamente na delegacia, por não querer se expor, por não ter tempo ou não conseguir deixar a loja sem um representante. Esse comportamento atrapalha as investigações e a possibilidade de trabalhar a mancha criminal com mais eficácia. O delegado titular da 77ªDP, Dr. Cláudio Otero explicou a facilidade de abrir a ocorrência on-line, “O comerciante pode, dentro da sua própria casa, formalizar o registro e fazer uma comunicação que vai entrar na mancha criminal da cidade.”

O Presidente da CDL Niterói, Sr. Luiz Vieira, também é diretor da Federação das CDLs do Estado do Rio de Janeiro e disse que vai levar todas as pontuações desta reunião para Brasília semana que vem, “A questão do Comércio é intersetorial. Passa por vários ângulos. Precisamos discutir com os nossos representantes políticos as nossas propostas de mudança.”

A diretoria da entidade está elaborando um ofício, pretende dialogar com os empresários e vai encaminhar os temas abordados abaixo para os órgãos competentes:

  • Iluminação pública;
  • Limpeza e aumento do policiamento na Praça São João, no Centro;
  • Regularização do Pátio Legal à nível de Estado;
  • Leis federais mais enérgicas no que diz respeito à condução e no tratamento de dependentes químicos;
  • Incentivar o registro on-line;
  • Incentivar o alarme sonoro;
  • Propor uma parceria nas informações (Dados de inteligência) entre a Secretaria de Assistência Social e a Polícia Civil.

Questionado sobre “moradores de rua atuando durante a madrugada e a sensação de insegurança”, o CMT do 12ºBPM Cel. Carmo respondeu, “Existe uma narrativa de que o furto na madrugada é muito maior. Isso é um grande equívoco. A estatística e os números não demonstram isso. A subnotificação sempre existiu e sempre vai existir. Só este ano nós prendemos 132 furtantes, dos quais 68% é reincidente. A maioria sai na audiência de custódia devido a qualificação de furto simples. A partir do dia 19, estamos abrindo mais 6 vagas de Regime Adicional de Serviço para que os policiais de folga possam se inscrever pra gente fazer o patrulhamento preventivo.”

Major Clímaco, coordenador da Operação Segurança Presente de Niterói, solicitou apoio das entidades que alimentam a população em vulnerabilidade social durante a madrugada para direcionar o serviço para lugares segundo ele mais convenientes, “O ideal é conversar com o responsável e tentar ver com o governo municipal um local apropriado para os trabalhos sociais sem atrapalhar o fluxo de atividades do comércio e, ao mesmo tempo, dando continuidade ao serviço social ajudando a quem realmente precisa.”

Daniele, subsecretária de Assistência Social compareceu na reunião representando o secretário Elton Teixeira e disse que levará as manifestações para o secretário e tentar viabilizar as ações em conjunto.

Estiveram presentes na reunião a Dra. Raissa Celles, Delegada Titular da 4ª Delegacia de Patrulhamento de Área (DPA), o CMT do 12ºBPM Cel. Carmo, Dr. Claudio Otero, delegado titular da 77ªDP (Icaraí), o Coordenador do Segurança Presente de Niterói Major Clímaco, Cel. Paulo Henrique, Secretário de Ordem Pública de Niterói (SEOP), Capitão Domiciano, responsável pela 1ª e 2ª Cia (Centro e Zona Sul) Juliana, representando o Sebrae, Luiz Vieira Presidente da CDL Niterói, Joaquim Pinto Presidente do Conselho da CDL Niterói, Francis Leonardo, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, Leandro Santiago, vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública e a diretoria da instituição.

To Top