Notícias

Agendamento para o Castramóvel em Niterói chega ao Centro e Ponta D’Areia

Bairros foram escolhidos pela população em consulta pública que recebeu mais de 2 mil votos | Foto: Douglas Macedo
Bairros foram escolhidos pela população em consulta pública que recebeu mais de 2 mil votos | Foto: Douglas Macedo

Neste sábado (17), os moradores do Centro de Niterói e da Ponta D’Areia que possuem animais domésticos poderão agendar castração gratuita, a partir das 9h, na Praça Doutor José Vitorino (Ponta D’Areia). Todos os cães e gatos que fizerem a cirurgia receberão implante de microchip, no qual ficarão armazenados os dados do animal e do tutor. Os bichinhos receberão ainda uma medalhinha com um QRcode para colocar na coleira, que também terá as informações do pet caso se perca de seu dono.

Os dois bairros foram escolhidos pela população em uma consulta pública realizada pelo aplicativo Colab. As cirurgias serão realizadas entre 20 de setembro e 27 de outubro. O castramóvel esteve em agosto no Largo da Batalha, também escolhido na consulta, e realizou 400 procedimentos de esterilização. Após atender a região do Centro e Ponta D’Areia, a unidade móvel estacionará em Icaraí.

Serão distribuídas 400 senhas, uma por pessoa. Para fazer o agendamento é necessário apresentar xerox da identidade e do CPF e comprovante de que o interessado mora em um dos bairros. Não haverá cadastro de reserva. No dia da inscrição não precisa levar o animal.

Quem fizer a inscrição assistirá uma palestra sobre cuidados após a castração e seus benefícios. Para ser operado o animal precisa ter mais de 4 meses e menos de 6 anos; menos de 25 quilos. A cirurgia não é realizada em cães das raças pug, bulldog, shitzu e boxer e gatos persas ou de raças exóticas.

“Chegou a vez do Centro e Ponta D’Areia serem atendidos pelo castramóvel. Dois importantes bairros para o controle populacional que estamos fazendo na cidade. Além da castração, os animais serão microchipados, o que completa nosso serviço trazendo mais segurança para tutores e seus animais”, afirma Marcelo Pereira, coordenador de Proteção Animal da Prefeitura de Niterói.