Agenda

Festival promete agitar Niterói no final de semana

Com sua primeira edição em 2019, o festival retorna à cidade com grandes atrações musicais e excelência em gastronomia italiana.
Com sua primeira edição em 2019, o festival retorna à cidade com grandes atrações musicais e excelência em gastronomia italiana.

Dois grandes festivais estavam marcados para o mesmo final de semana em Niterói. Entretanto o Blend BBQ Festival, que aconteceria de 16 à 18 de Setembro⁣⁣⁣⁣⁣, foi adiado para os dias 14, 15 e 16 de Outubro. O Esperienza Degust’Italia, com entrada gratuita no Reserva Cultural, continua confirmado neste final de semana, dias 16, 17 e 18 de Setembro.

A prefeitura de Niterói em parceria com a revista Comunità Italiana, realiza nos dias 16, 17 e 18 de setembro, a segunda edição do festival Esperienza Degust’ Italia, no Reserva Cultural. Com entrada gratuita, o evento reúne cultura, gastronomia, danças típicas, workshops e shows de artistas renomados como Luiza Possi, Dori Caymmi e a cantora italiana Tosca, vencedora do famoso Festival de Sanremo.

Niterói é uma das cidades do Rio de Janeiro com maior presença italiana, são mais de 80 mil cidadãos de origem, e o idealizador do evento, o empresário Pietro Petraglia, explica que o Esperienza nasceu com a proposta de celebrar a importante relação entre a Itália e o Brasil, e mais especificamente a cidade de Niterói. “A primeira edição foi um grande sucesso com belíssimas apresentações e grande público, com destaque para o encerramento com o show de Toquinho. O evento se tornou um marco e agora voltamos para trazer ainda mais atrações e grandes chefs com degustações, workshops e muito mais. Esperamos que essa edição seja ainda melhor que a primeira, visto que a cidade tem se tornado cada vez mais, referência de grandes eventos, atraindo turistas de todo o Brasil”, ressalta Pietro.

Durante os três dias da edição de 2019, o evento recebeu cerca de 16 mil pessoas de diversos Estados. Este ano, abrindo o evento, a Orquestra da Grota, que promove a inclusão de crianças e jovens por meio do ensino da música na comunidade da Grota do Surucucu, em Niterói, vai presentear o público com um repertório de músicas italianas.
Subindo ao palco no primeiro dia do evento, a italiana Tosca é uma das cantoras mais prestigiadas da Itália e uma das mais aguardadas desta edição. Em seu último trabalho, o álbum Morabeza, a italiana contou com parcerias com Ivan Lins, Arnaldo Antunes, Marisa Monte e Lenine.

Com 15 anos de carreira e seis álbuns que passeiam do pop ao jazz, a cantora Luiza Possi promete entregar também um repertório em italiano para deleite do público, além de seus grandes sucessos. Outro ponto alto desta edição é a elegância do som do mestre Dori Caymmi. Maestro, arranjador, compositor e cantor, o artista vai trazer grandes sucessos da MPB.

O Esperienza Degust’ Italia é um evento com patrocínio da Prefeitura de Niterói e apoio da Secretaria das Culturas de Niterói e Neltur.

Programação

Sexta (16/09)
Workshop – 13h às 15h
Orquesra da Grota
Carmine e Quinteto della Canzione
Bloody Mary
Bella Godiva
Banda do Síndico (Tim Maia)
Tosca

Sábado (17/09)
Workshop – 13h às 15h
Samba do Imigrante
George Israel
Grupo Folcloristico Tarantella
Luciano Bruno
Dori Caymmi

Domingo (18/09)
Workshop – 13h às 15h
Luis Carlinhos
Rodrigo Santos
Grupo Folcloristico Tarantella
Thiago Messer
Luiza Possi

Esperienza Degust’ Italia

Dias 16, 17 e 18 de setembro de 2022
Horário: 12h às 0h
Local: Reserva Cultural Niterói – Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos
Entrada Gratuita – preferencialmente com 1kg de alimento não perecível para a campanha Niterói Solidária
Classificação Livre
*Espaço coberto e com estacionamento