Direito

Sala da Procuradoria da OAB Niterói recebe bênção

Foto: @ulissesfranceschiphoto
Foto: @ulissesfranceschiphoto

Pedro Gomes, presidente da OAB Niterói, procuradores da gestão atual, advogadas, advogados e convidados receberam na sede da entidade o padre João Cláudio Loureiro do Nascimento, reitor da Igreja Nossa Senhora de Fátima, que abençoou a Sala da Procuradoria propondo uma gestão de paz, harmonia e grandes realizações.

Padre João Cláudio foi recebido pelo presidente em seu gabinete, no último dia 5, tendo à frente a procuradora geral Maria José Gomes e os integrantes da Procuradoria. Entre os presentes, Bruno Paura, corregedor geral da OAB Niterói; Júnior Rodrigues, diretor geral da ESA; Marcelo Sardenberg, Helga Mansur, coordenadora de eventos da ESA; Gabriela Nasser, membro da Comissão de Direito Notarial e Registral; Eliane Gonçalves, diretora administrativa da Codim; Maria Helena Pereira, presidente do Rotary Niterói; Gilmar Francisco de Almeida, delegado da Comissão de Direito Notarial e Registral, e Dilma Aparecida Gonçalves da Silva, presidente da Comissão de Fashion Law- Estudos em Direito da Moda.

Foto: @ulissesfranceschiphoto

Padre João Cláudio falou sobre a ligação do Direito Canônico e as opções de atuação da advocacia nesta área, como o Direito matrimonial. “Um grande serviço que os advogados podem prestar”, destacou, afirmando que poderá colaborar com a OAB Niterói com a criação de uma Comissão de Direito Canônico e a oferta de cursos voltados para este segmento.

“Geralmente, foca-se mais na teologia, quanto o leque é muito maior”, explicou, lembrando que para atuar nesta área pode-se fazer mestrado ou pós-graduação, obtendo-se o registro, e acrescentou: “Esse curso seria muito interessante, uma parceria com a OAB Niterói. Os advogados estariam habilitados a atuar nos Tribunais Eclesiásticos.”

Os membros da Procuradoria fizeram questão de comparecer à benção: Ronaldo Vinhosa Nunes, Verônica Corrêa da Costa, Marcos Alexandre da Costa, Matilde Carone Slaibi Conti, Deila Batista Salino, Marta de Jesus Correa Ferreira e Fabíola Siqueira Prado Coelho.

Pedro Gomes saudou e agradeceu ao padre, que exerce a função de juiz do Tribunal Eclesiástico do Rio de Janeiro: “Obrigado por benzer esta Sala da Procuradoria e abrir esta porta com a OAB Niteróí”.

O presidente elogiou a atuação da Procuradoria: “A equipe de procuradores, que tem à frente Zezé Gomes, é extremamente competente e tem feito um trabalho de excelência. Todos os pareceres que solicito são precisos. Quero dar os parabéns à procuradora geral e sua equipe. Essa reinauguração e bênção a esta sala é nada mais que justo. Você comprou esta luta, que está enfrentando de peito aberto. Parabéns e muito obrigado, a você, Ronaldo Vinhosa e a todos os membros da Comissão.”.

Ele citou a presença de Matilde Slaibi Conti, que também é conselheira da entidade e formada em Teologia, “que já pode se tornar uma grande parceira da instituição e a ESA”, comentou, exaltando: “Quero que a OAB Niterói seja a primeira instituição do Brasil a oferecer o curso de Direito Canônico.”

A procuradora geral Maria José Gomes também agradeceu: “Agradeço a presença de todas e todos. E aos funcionários, que foram extraordinários. Ao padre João Cláudio e ao Dr. Pedro, pela confiança. É por isso que precisamos de uma crença, para nos proteger e continuar a executar este trabalho”, acrescentando: “É uma gestão em que as mulheres têm voz. Nosso presidente valoriza as mulheres e dá motivação para podermos atuar.”

Ela foi seguida por Ronaldo Vinhosa: “A Procuradoria sempre estará de portas abertas, voltada para o advogado, para nossa classe e para nossa OAB. É um prazer receber o padre João Cláudio para benzer nossa sala, trazendo fé, justiça e perseverança, sempre de mãos dadas com a sociedade.”

“Estou emocionado com esta recepção calorosa e de estar aqui. Primeiro, a Igreja de Nossa Senhora de Fátima e São Miguel Arcanjo se tornou também uma igreja dos advogados, porque o arcanjo São Miguel tem sido muito procurado por quem está para fazer a prova da Ordem”, disse o padre, lembrando: “Sempre tive professores e professoras que lecionam o Direito Canônico”.

Após a benção, Pedro Gomes convidou o padre João Cláudio para um tour pela sede da OAB Niterói, conhecendo, entre outros setores, a Escola Superior de Advocacia, e o Espaço Cultural, que abriga uma imagem de Santo Ivo.