Notícias

Eventos agitam o final de semana em Niterói

cidadedeniteroi.com | Leia todos os dias
cidadedeniteroi.com | Leia todos os dias

Curta o fim de semana em Niterói com atividades para todos os gostos e bolsos! Estão programados shows gratuitos, circuito, exposições, feiras, atividades culturais, parque, festas, passeios, espetáculos teatrais, atividades esportivas, gastronômicas e muito mais! Já salva este post e leia até o final para não perder nada!

Para te ajudar a aproveitar tudo, o cidadedeniteroi.com preparou uma listinha muito especial. É só escolher o passeio que mais combina com você. Ahh, e até sábado alguns eventos novos podem entrar na nossa listinha, fique sempre acompanhando as atualizações!

Vem cá dar uma olhada no mega roteiro que o cidadedeniteroi.com fez com atividades imperdíveis para você relaxar durante o fim de semana:

» Circuito Quatro Estações com Ney Matogrosso

Circuito Quatro Estações da Música retorna à cidade com show gratuito em São Francisco | Foto: Marcos Hermes

O Circuito Quatro Estações da Música da Prefeitura de Niterói está de volta à cidade neste domingo (11) com o show O Bloco na Rua, de Ney Matogrosso. O músico atravessa a ponte depois de lotar as casas de shows pelo Rio de Janeiro. Com entrada franca, o evento é recomendado para todas as idades que curtam um bom som, a partir das 18h, na Praia de São Francisco. A última edição do Circuito, uma parceria da Coordenadoria de Gestão de Eventos (CGE), com apoio da Neltur, Fundação de Artes de Niterói e Secretaria das Culturas, trouxe, para os niteroienses, a cantora Gal Costa, em maio deste ano.

Após cinco anos à frente da turnê Atento Aos Sinais, Ney Matogrosso, de 81 anos, vai testar, novamente, o projeto musical nos palcos, antes de apostar em outros formatos. O cantor contou que já fez um outro show na cidade e tem grandes expectativas para receber o público no domingo.

“Amo Niterói! Fiz um show na cidade um tempo atrás, também na praia, que foi muito emocionante. Espero que nesse próximo, também me sinta tão emocionado como da última vez”, conta Ney.

O repertório preza pela diversidade e conta com músicas como “Eu quero é botar meu bloco na rua” (Sergio Sampaio), de onde saiu o título da turnê, “A Maçã” (Raul Seixas), “Álcool” (Bolero Filosófico), da trilha original do filme “Tatuagem” (DJ Dolores),“O Beco”, gravada por Ney nos final dos anos 80 (Herbert Vianna/Bi Ribeiro) e “Mulher Barriguda”, do primeiro álbum dos Secos e Molhados, de 1973 (Solano Trindade/João Ricardo).

Niterói Solidária – A população pode, além de curtir um grande show, ajudar famílias em vulnerabilidade com a doação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza que serão arrecadados pela Campanha Niterói Solidária, que vai contar com um posto de coleta no evento.

Circuito Quatro Estações da Música apresenta Ney Matogrosso

Local: Praia de São Francisco

Data: 11 de setembro (domingo)

Horário: a partir das 18h

Classificação: Livre para todas as idades




» Baile de Dança de Salão em São Francisco

Divulgação

Neste domingo (11), a Praça José Martí, em São Francisco, ao lado do SkatePark, vai contar com um baile incrível com os professores Henrique Passos e Renata Vidal, ensinando dança de salão!📍O evento começa às 9h e vai até ás 11h.

» Feiras de Artesanato de Niterói contam com novas programações

Peças infantis, contação de história, música e intervenções artísticas fazem parte de uma programação imperdível das feiras este mês | Foto: Vitor Rocha

As Feiras de Artesanato são uma tradição em Niterói, um patrimônio cultural da cidade. Organizadas pela Secretaria das Culturas, por meio da Casa do Artesão, as feiras ocorrem no Campo de São Bento, na Praça César Tinoco no Ingá, na Orla de São Francisco, na Praça Getúlio Vargas em Icaraí e na Praça Zumbi, no Gragoatá. Além da grande variedade de produtos e opções de gastronomia, no mês de setembro, as feiras contam com uma vasta programação artística como: teatro infantil, contação de histórias, o Baile Móvel da Amazonas Dance, e o “Samba Dandara”. Os eventos são gratuitos para toda a família. (Confira abaixo)

O secretário municipal das Culturas, Alexandre Santini, explica que as feiras são importantes para a cidade, pois preservam a identidade cultural e geram emprego e renda. “As Feiras de Artesanato são uma tradição em Niterói, que tem um segmento do artesanato extremamente qualificado e presente há muitos anos em todo o território do município. É um importante elemento de economia da cultura.”

Sobre as novas atividades nas Feiras, Santini destacou que “a ideia é promover um encontro da cidade consigo mesma, para que os artistas de Niterói possam se apresentar para todos e todas, nos espaços públicos”.

Feira de Artesanato

Local: Campo de São Bento – Icaraí – Niterói – RJ

Data: 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de setembro

Horário: de 8h às 14h




Feira de Artesanato

Local: Praça César Tinoco – Ingá – Niterói – RJ

Data: 10 e 17 de setembro

Horário: 9h às 15h

Atrações: “Formiga da Roça” e “Baile Móvel da Amazonas Dance”




Feira de Artesanato

Local: Orla de São Francisco – Niterói – RJ

Data: 11 de setembro

Horário: 11h às 19h




Feira de Artesanato

Local: Praça Getúlio Vargas – Icaraí – Niterói – RJ

Data: 10 e 24 de setembro

Horário: 9h às 15h

Atração: Contação de histórias: “A Moça Tecelã”, com Cris Pizzotte




Feira de Artesanato

Local: Praça Zumbi (saída da UFF Gragoatá) – Niterói – RJ

Data: 13 e 20 de setembro

Horário: 12h às 19h

Atração: Samba Dandara




Local: Praça Zumbi (saída da UFF Gragoatá) – Niterói – RJ

Data: 27 de setembro

Horário: 12h às 18h




» Caminho Niemeyer sedia exposição gratuita sobre preservação dos oceanos

Foto: Luciana Carneiro

A cúpula do Caminho Niemeyer, no Centro, está aberta para todos que quiserem prestigiar a exposição “Niterói na Década do Oceano”. A mostra teve início nesta sexta-feira (9) e ficará no local até o dia 9 de outubro. O trabalho da artista Cris Duarte poderá ser visitado diariamente, com exceção das segundas-feiras. A exposição é uma realização da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas, com produção do Centro de Investigação Artística e correalização do Caminho Niemeyer e tem entrada gratuita.

O secretário municipal das Culturas, Alexandre Santini, ressalta a relevância do cuidado com os mares e oceanos para a vida dos cidadãos e da cidade.

“Estamos na Década dos Oceanos e a exposição é fomentada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura. Traz um panorama importante da agenda ambiental e posiciona Niterói na vanguarda desse tema de importância global, que é a preservação dos oceanos como ambiente natural, economia e modo de vida, pelas comunidades de pescadores, e a questão da cultura oceânica”, conta.

A exposição integra um projeto maior: “Cidades na Década do Oceano”, que envolve a agenda global da “Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável”, coordenada pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da Unesco.



A presidente do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, Bárbara Siqueira, lembra que essa é a segunda vez que a cúpula recebe uma exposição e que o espaço está de portas abertas para as artes.

“O Caminho Niemeyer é um espaço público, localizado no centro da cidade, e tem como principal objetivo atrair não só os niteroienses, como também os turistas, levando entretenimento, cultura e lazer para todos”, diz.

A programação é dividida em cinco frentes: a exposição de quadros da série “Mares e Corais”, com 37 pinturas da artista visual niteroiense Cris Duarte, além de artes digitais; uma área imersiva com projeções de imagens e sons do oceano; instalação de esculturas feitas com materiais recicláveis; apresentação de uma performance, em que artistas irão reverberar a experiência oceânica da exposição através de seus corpos, além de extensa agenda de palestras e oficinas sobre ciência oceânica.

A artista Cris Duarte acredita que a arte tem um papel importante como um dos canais eficazes para transmitir ideias e informações, e para despertar no público a conscientização sobre a preservação dos oceanos. As obras da artista trazem cenas de praia, mar revolto, céu, recife de corais, o reflexo da água ou de um veleiro em alto-mar.



“A ideia é que as pinturas despertem no público um sentimento de amor pelos oceanos. Quero usar a arte para chamar a atenção para esse tema maior, que é a sustentabilidade, e que envolve ciência, política, tecnologia e ações governamentais”, destaca Cris.

De acordo com Marcia Marschhausen, responsável pela curadoria da exposição, Cris promove no trabalho um diálogo com a realidade mundial, e provoca a reflexão sobre os limites de atuação do artista e sobre o conceito de vanguarda.

Para conferir a agenda de atividades, acesse o link: https://culturaeumdireito.niteroi.rj.gov.br/agenda-cultural/exposicao-niteroi-na-decada-do-oceano

Exposição Niterói na Década do Oceano

Data: 9 de setembro a 9 de outubro de 2022

Horário: terça a sexta-feira, das 10h às 19h – sábados e domingos, das 9h às 17h

Local: Cúpula do Caminho Niemeyer

Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Centro – Niterói

Entrada franca




» Macaw Beach Bar

Fotos: Claudio Fernandes e Athos Ribeiro

Inaugurado recentemente o Macaw Beach Bar vem atraindo o público com seu menu diferenciado e estrutura única na praia de Camboinhas, Região Oceânica de Niterói.

“A gastronomia e a carta de drinks têm sido um diferencial da casa. Os pratos foram todos pensados para o ambiente e as opções atendem às mais diversas ocasiões”, conta animado André Lassance, um dos sócios do restaurante, que pretende em breve lançar um café da manhã exclusivo.

A casa funciona de terça a domingo, sendo de terça a sexta das 12 às 21h, sábados das 11 às 21h e domingos das 11 às 19:00.




» Cervejaria Mafia

Cervejaria Mafia

Sexta é dia de receber @all_blues_band no Bar da Mafia! No repertório estão nomes como Albert King, Eric Clapton, Stevie Ray Vaughan e B.B.King. 🎤 Lembrando que, até as 20h, acontece o happy hour com 50% de desconto em todos os chopes. 🍻 O show começa às 20h30 e o couvert é opcional (R$ 15). Sábado: show com @induo.music, às 20h30. Endereço: Estrada Francisco da Cruz Nunes, 9777, Itaipu, Niterói.



» Olimpo apresenta shows diferenciados no final de semana

Restaurante Olimpo

Quem gosta de música de qualidade não pode deixar de prestigiar os músicos que tocam neste final de semana no charmoso Restaurante Olimpo, em Niterói.

Na sexta-feira, dia 9 de setembro, a partir das 20h, o músico Daniel Santos encanta o público com sucessos da MPB e Jazz. Saxofonista, clarinetista, compositor e arranjador uruguaio radicado no Brasil desde janeiro de 2008, o artista tem experiência de 17 anos em big bands tocando clarinete e saxofone e passando pelos repertórios mais variados, desde música popular até música clássica.

Seu extenso currículo musical versa em diferentes estilos como o Jazz, Latin Jazz, Candombe, Salsa, Música Clássica, Rock, Soul, Reggae, Tango, MPB, Choro e Bossa Nova.

No sábado, dia 10 de setembro, a cantora Samy Monteiro apresenta, a partir das 20h, um repertório variado de clássicos internacionais e da música popular brasileira, uma mistura entre técnica e sentimento, leveza e potência, doçura e personalidade.

Projetado por Oscar Niemeyer e decorado pelo arquiteto francês Gilles Jacquard, o Olimpo fica em uma das áreas mais privilegiadas de Niterói: de frente para a Baía de Guanabara. Em contato direto com o mar e a natureza, localizado na Estação Hidroviária de Charitas, possui uma vista fascinante, daquelas para ninguém colocar defeito. Além disso, o cardápio é dos deuses, com opções variadas, especiais e exclusivas. Uma cuidadosa seção de vinhos também faz a honra da casa.




» Niterói se despede de Yupie Park com desconto especial

Yupie Park

Niterói se despede esse final de semana de uma atração que, sim, tem entretenimento para todas as idades, o Yupie Park. Localizado ao lado do Terminal Rodoviário de Niterói, um dos maiores parques de diversões do Brasil estará na cidade até o próximo domingo, dia 11. E o Clubinho de Ofertas está com uma promoção especial para essa despedida.

Entre as atrações para todas as idades, há o Kaboom, Barco Pirata, Happy Mountain, Crazy Dance, Drácula + Cia, Flying Dumbo, Kamikaze, Kangoo e Magic Circus. Já para os pequenos, especificamente, Carrossel Veneziano, Fusca, Giostrina, Jeep, Jurassic, Mini Mexicano, Mini Pista, Red Baron e Spin Train.

Nesta sexta, o parque vai funcionar entre 18h e 22h. Já no sábado e no domingo, o horário será das 15h às 22h. E para comprar ingressos pelo Clubinho de Ofertas com até 33% de desconto, basta acessar https://www.clubinhodeofertas.com.br/niteroi/yupie-park-2050.



» Niterói sedia 4ª meia maratona neste final de semana

Além da corrida, com mais de 3 mil inscritos, o evento no Caminho Niemeyer terá atrações para toda a família entre sexta e domingo | Meia Maratona de Niterói | Arquivo

Um final de semana de lazer para toda a família. Essa é a proposta dos organizadores da 4ª Meia Maratona de Niterói, que terá sua disputa principal neste domingo (11), com apoio da Prefeitura de Niterói por intermédio da Secretaria de Esporte e Lazer e patrocínio da Soter Engenharia. Uma série de atividades de gastronomia e lazer vai tomar conta do Caminho Niemeyer, no Centro, ponto de partida e chegada dos corredores, a partir de sexta-feira (09), quando começa a entrega dos kits para os atletas inscritos, uma série de atividades de gastronomia e lazer vai tomar conta do Caminho Niemeyer.

A 4ª Meia Maratona de Niterói deste ano tem uma novidade: além dos percursos tradicionais de 21Km e 5Km, foi criado um intermediário de 12Km para atender atletas de várias performances. Como resultado, mais de três mil inscritos para a corrida, que terá também sua versão infantil no sábado (10), reunindo crianças e adolescentes entre 2 e 16 anos.

“Niterói é um celeiro de atletas e vem atraindo cada vez mais competidores de outras cidades e estados. Tanto que na maratona que aconteceu no primeiro semestre, o pódio ficou com corredores mineiros. A vocação esportiva é cada vez mais forte no município, atraindo visitantes e impactando positivamente vários setores”, afirma o secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo.

Além da prova de corrida, várias outras atividades estão programadas durante todo o final de semana com brinquedos infláveis, atividades de desenho e pintura, subida em balão de ar, aulão de ioga, zumba e dance mix, avaliação gratuita de bioimpedância, feira de adoção de animais e de produtos esportivos e suplementos, praça de gastronomia, massoterapia e crioterapia, oficina kids com “balance bike” para ensinar crianças o equilíbrio em duas rodas, além de oficina de reciclagem com a Década dos Oceanos.



“Incentivar eventos como a Meia Maratona está em linha com a filosofia da SOTER de focar no bem-estar das pessoas – tanto nos empreendimentos residenciais que trazem a estrutura necessária para que seus moradores tenham uma vida saudável e de qualidade – como também na saúde de seus colaboradores. Niterói é uma cidade aprazível para essa prática esportiva”, explica Paula Lavor, gerente de Marketing da Soter Engenharia.

“O Caminho Niemeyer sempre está de portas abertas para eventos que venham somar aos cases de sucesso na cidade e a Meia Maratona é um deles, tanto que está sendo realizada a sua quarta edição. Realmente é uma excelente programação para todas as faixas etárias e perfis, com atrações diversas além da prova esportiva em si”, destaca Bárbara Siqueira, presidente do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer.




O pelotão de elite da 4ª Maratona de Niterói, que reunirá atletas de alta performance, seguirá o seguinte percurso: largada na Praça do Povo (Caminho Niemeyer), passando pelos bairros do Gragoatá, Boa Viagem, Ingá, Icaraí, Estrada Fróes e São Francisco, com retorno em Charitas para o mesmo percurso de volta, em sentido contrário, até o Caminho Niemeyer. Os demais pelotões, de 12Km e 5Km, largarão em seguida.

Os cinco primeiros atletas no geral por distância serão premiados, assim como os três primeiros por faixa etária. Na Meia Maratona Kids os pelotões serão divididos por idade, entre 2 e 16 anos, com medalhas reservadas para todas as crianças participantes.




“Organizamos a Meia Maratona de forma a atender atletas de variados perfis. A premiação também é um grande atrativo dessa edição, graças ao apoio da Prefeitura de Niterói e o patrocínio da Soter Engenharia. Essa união é fundamental para que possamos oferecer a Niterói um evento esportivo de grande porte que já é tradição na cidade”, conclui Karen Casalini, triatleta que responde pela organização da corrida, ao lado do também triatleta Armando Barcellos.

» Unidos do Viradouro

Neste sábado, às 18h, a quadra da Unidos do Viradouro será palco de mais uma etapa da disputa de samba. As parcerias escolhidas, listadas pela ORDEM DE APRESENTAÇÃO, têm os seguintes autores:

✔ PARCERIA 18 – Felipe Filósofo, Fabio Borges, Ademir Ribeiro, Devid Gonçalves, Priscila Menino e Porkinho
✔ PARCERIA 20 – Renan Gêmeo, Raphael Richaid, Rodrigo Gêmeo, Bebeto Maneiro, Marcelo Adnet, Carlinhos Viradouro, Gustavo Albuquerque, Bello, Baby Do Cavaco e Ricardo Neves
✔ PARCERIA 22 – Pc Portugal, Lucas Macedo, Mocotó, João Perigo, Marco Suarez, Marcelo Lepiane, Serginho Rocco, Chanel, Marcelo Valença e Matheus Gaúcho
✔ PARCERIA 21 – Júlio Alves, Cláudio Russo, Dudu Nobre, Diego Nicolau, Fadico, Manolo, Anderson Lemos e Júnior Fionda
✔ PARCERIA 17 – Diego Thekking, Roberto Doria, Thiago Dal Bello e Jandré
✔ PARCERIA 23 – Claudio Mattos, Dan Passos, Marco Moreno, Victor Rangel, Lucas Neves, Deco, Thiago Meiners, El Toro, Luis Anderson e Jefferson Oliveira

🎟 ENTRADA GRATUITA
📍 Quadra da Unidos do Viradouro – Av. do Contorno nº 16 – Barreto / Niterói




» “Romeu e Julieta – como você nunca viu” está de volta ao Municipal

“Romeu e Julieta – como você nunca viu”.

A releitura inovadora da mais famosa história de amor Shakespeariana, “Romeu e Julieta”, está de volta à cidade, após dois anos. Depois do grande sucesso desde a última apresentação, a peça será apresentada no Theatro Municipal de Niterói, nos dias 10 e 11 de setembro, sábado e domingo.

O espetáculo, contemplado no Edital Retomada Cultural2 da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, teve a sua origem na necessidade de dar um diferencial a esta obra, onde o autor e diretor Anselmo Fernandes se inspirou e inovou!

A verdadeira e tradicional história é recontada na sua essência e integra, respeitando exatamente a história de amor entre Romeu e Julieta, mas de forma arrojada e inusitada.

A peça leva aos palcos quatorze atores masculinos – como acontecia no início dos tempos do teatro – da cidade de Niterói, dando vida aos personagens desta obra-prima do teatro mundial.

A trilha sonora, as coreografias e a interpretação dos atores, tendo como plano de trabalho o estudo das ‘qualidades de movimento’ propostas por Rudolf Laban, compõem a cena.

Ficha técnica

Texto: William Shakespeare
Realização: Lobianco Produções
Adaptação e Direção: Anselmo Fernandes
Assistente Direção: Rosângela Andrade
Produção visual: Igor Lobianco
Produção executiva: Ana Lobianco
Sonorização: Rosângela Andrade
Iluminação: Raphael Grampolla
Confecção figurinos: Fatima Vieira

Elenco

Junior Mello, Anselmo Fernandes, Igor Lobianco, Jonathan Fiori, Bruno Araújo, Marco Antônio Pimentel, Cezar Cavalcanti, Gugu Araújo, Ruan Guimarães, Marcell Barboza, Anderson Caldeira, Wanderson Bernardo , Lucas Martins e Leo Zulluh

“Romeu e Julieta – como você nunca viu”

Datas: 10 e 11 de setembro de 2022
Horário: Sábado e domingo, 19h
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Entrada gratuita

Local: Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de novembro, 35 – Centro – Niterói
Tel: 3628-6908



» 3° Simpósio de Harmonia das Escolas de Samba de Niterói

Ocorre neste sábado, 10 de setembro, às 10h, na Casa da Utopia (Rua Alexandre Moura, 61, no bairro São Domingos), o 3º Simpósio de Harmonia das Escolas de Samba de Niterói, com o tema: “Os 60 anos da Carta do Samba – o que ela tem a nos ensinar?” A organização do evento é da Harmonia de Niterói e a entrada é franca.

O evento haverá três mesas de discussões: “Os ensinamentos da Carta do Samba para o mundo do Samba”, “Problemas e avanços do Carnaval de Niterói” e “Tradição e Modernidade: como conciliar esses tópicos nos dias de hoje”.



» Praia de Piratininga recebe circo e rock no Rolé das Artes

‘Nave dy Pandora’

No domingo, 11 de setembro, a partir das 17h, o projeto Rolé das Artes apresenta, na Praia de Piratininga, o grupo ‘Nave dy Pandora’, um coletivo de circo de Niterói composto por mulheres multiartistas. O bambu aparece como o principal objeto de pesquisa que unem as acrobacias em grupo às estéticas criadas com este aparelho natural.

Em seguida, às 18h, sobe ao palco a banda Lazyrock, formada por três músicos, André Geleia (bateria e vocal), Fabio Pinheiro (baixo) e Rafael Lazza (violão e vocal), que se encontraram no final de 2021 pra fazer uma apresentação de última hora em Niterói. Assim nasceu o Lazyrock! A proposta é simples: Tocar um repertório diferenciado, com ênfase no cuidado dos arranjos e, acima de tudo, acrescentando um tom pessoal em cada canção. Quis o destino, que esse projeto esteja, no momento, na contra mão do mercado; já que o Lazyrock não se encaixa na categoria ‘Banda Cover’. Mas isso não impediu que o projeto ganhasse força e importância.

Rolé das Artes com Nave dy Pandora e Lazyrock

Data: Domingo, 11 de setembro de 2022
Horário: A partir das 17h
Entrada Gratuita
Praia de Piratininga – Av. Alm. Tamandaré, 25 – Piratininga



» Varandinha do Paschoal apresenta ‘O mágico libertador de livros’

Unidade cultural que fica dentro do Campo de São Bento tem programação mensal.

A criançada vai se divertir com o “Varandinha do Paschoal” de setembro, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, todos os domingos, às 10h. No domingo seguinte, 11, “O mágico libertador de livros” vai animar a garotada com show de mágica, humor, ilusionismo e uma ação de incentivo à leitura.

Um show de mágica, humor, ilusionismo e com uma ação de incentivo à leitura. Começa antes mesmo do seu início, pois são ‘propositadamente’ perdidos pelo mágico. Antes e no local do espetáculo, 50 livros infantis de diferentes títulos e autores.

Todos têm um pedido em comum, para que sejam lidos, todo ou mesmo uma parte e que depois novamente sejam perdidos em algum local público para que outros também possam achar e ter a chance de desfrutar do prazer da leitura. E, assim, atuarem todos nesta legítima ação de libertação de livros.

Varandinha do Paschoal, todos os domingos, às 10h

Apresentações infantis
Datas:
04/09 – Moana de um jeito que você nunca viu
11/09 – O mágico libertador de livros
18/09 – A Cigarra e a Formiga
25/09 – O Foguetinho Azul

Classificação indicativa: livre
Duração: 50 min
Evento gratuito

Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Endereço: Rua Lopes Trovão, s/n – Campo de São Bento – Icaraí
Informações: (21) 2610-5748



» Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Que tal participar de uma experiência que mistura arte e tecnologia? Este é o MAC.bit, festival que você confere no MAC Niterói até 11 de Setembro! 🛸🤖

O @macbitfestival promove diversas atividades com projeções imersivas, objetos interativos, performances, 3D e jogos. Na recepção e no mezanino do museu, acontece também a exposição “Engenhocas”, desenvolvida por alunos e professores do Instituto GayLussac, com obras e objetos reinventados que trazem reflexões sobre o papel da educação em reconhecer a capacidade criatividade da infância. Além da exposição fixa na praça do museu desenvolvidas pelos artistas Guto Nóbrega, Yule, Rafael Turatti, Mbé e Team Steam do Instituto GayLussac, o festival ainda conta com “Presença Divina”, projeção imersiva realizada pelo duo niteroiense Filhos do Dono, e Estande de tecnologia e interatividade com Instituto GayLussac, Casa da Descoberta (UFF) e Salvaguarda Digital!

As ativações acontecem aos sábados, das 14h às 21h, até o dia 11 de setembro.



» Musical Infantil “Era uma vez…contos e cantigas” no Municipal

Musical Infantil “Era uma vez…contos e cantigas”

O Theatro Municipal de Niterói recebe nos dias 10 e 11 de setembro, sábado e domingo, às 16h, a peça infantil “Era uma vez… contos e cantigas”, da Cia Lobianco Produções, com direção de Anselmo Fernandes.

O espetáculo conta a história de três velhinhos muito divertidos e atrapalhados. Vevé, que pouco enxerga; Vovô, que quase não escuta; e Vivi, mal-humorada e rabugenta. Juntos, passam muito tempo conversando. Apesar de suas trapalhices, nestas longas conversas engraçadas e divertidas, eles voltam ao passado, revivendo as histórias de sua infância.

Enquanto narram, proporcionam vida aos personagens ali existentes. Cantam e dançam as músicas que dão origem as histórias contadas. Utilizam-se dos adereços que formam o cenário. Como tema central, as cantigas de roda – cantadas ao som de um violão tocado ao vivo – e todo cancioneiro popular.

Ficha Técnica

Cia Lobianco Produções
Texto e Direção: Anselmo Fernandes
Elenco: Anselmo Fernandes, Shanna Magalhães, Rosangela Andrade e Keyla Fogaça (violão e percussão)
Design gráfico e apoio técnico: Igor Lobianco
Concepção musical: Keyla Fogaça
Iluminação: Raphael Grampolla
Produção Executiva: Ana Lobianco

“Era uma vez…contos e cantigas”

Datas: 10 e 11 de setembro de 2022
Horário: 16h
Classificação indicativa: livre
Duração: 50 min
Ingresso: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia)

Local: Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de novembro, 35 – Centro – Niterói
Tel: 3628-6908

Bilheteria

Link das vendas: Sympla

Ingressos à venda também na bilheteria do teatro.- aceita dinheiro, cartões de crédito/débito e Vale Cultura
Horário de Funcionamento:
Dias com espetáculo – quarta a domingo, das 14h até o início do mesmo.
Dias sem espetáculo – Quarta a sexta, das 14h às 18h.



» Rolé das Artes leva a Matapaca (Pendotiba) teatro infantil e música

Projeto da Fundação de Arte de Niterói, o Rolé da Artes levará expressões artísticas variadas para diversos locais da cidade.

No sábado, 10 de setembro, a partir das 16h, o Rolé das Artes apresenta, na Praça da Saudade, no bairro de Matapaca, o infantil ‘Os três palhaços’, da Cia Paraíso. O espetáculo tem a direção de Sabrina Paraíso, e no elenco, Marcia Paraíso e Marcos Meirelles. Margarida e Particípio, um casal de amigos palhaços da terceira melhor idade estão a procura do marido de Margarida, Romualdo. Uma relação baseada em amor, implicância e as vezes um pouco de ciúmes. Com seus números de palhaçaria fazem todas as idades caírem na gargalhada, e um final surpreendente quando descobrem onde está o Romualdo. De maneira lúdica e muito divertida, é abordada a importância da valorização da vida dos idosos e a superação dos amores e amizades através do tempo.

Em seguida, às 17h, o trompetista L.F.Trick, começou a tocar profissionalmente aos 10 anos de idade na matinê do Saquarema Iate Club em 1982. De la pra cá tem participado de shows e discos de vários artistas como Emilio Santiago, Sandra de Sá, Marisa Monte, Marcos Valle, Cláudio Zoli, Arthur Maia, Banda Black Rio, Celebrare entre outros. O músico também à alguns anos vem se dedicando a sua carreira solo, fazendo shows de formas variadas pelo Brasil a fora. No show, acompanham Guilherme Narciso (baixo), Pedro Brum (guitarra e vocal) e Fabio Muniz (bateria).

Sobre o “Rolé das Artes”

Após uma análise precisa do mapeamento urbano da cidade, o Departamento de Projetos Culturais da FAN detectou as localidades com potencial e forte demanda para receber as edições do ‘Rolé das Artes’. Além de distribuir melhor as atividades culturais, foram avaliadas as necessidades de cada região para integrá-las como pontos de realização do projeto, como é o caso do Parque Esportivo Caramujo e da Associação de Maricultores, em Itaipu. Locais que já costumam receber eventos culturais, como o Campo de São Bento, o Horto do Barreto, a Cantareira e a Praça de Itaipu também receberão o projeto.

Outra peculiaridade do ‘Rolé das Artes’ é explorar as expressões artísticas de cada localidade que receberá o projeto, e não somente convidar artistas para se apresentarem em cada edição. Dessa forma será possível fortalecer os artistas locais e possibilitar que esses artistas tenham acesso aos recursos da Cultura, gerando oportunidades e renda — uma prioridade da FAN, que fomenta e dá visibilidade à cultura em todas as suas formas de expressão, e entende a necessidade de um olhar mais atento às manifestações culturais das áreas periféricas da cidade.

Rolé das Artes

Data: Sábado, 10 de setembro de 2022
Horário: A partir das 16h
Entrada Gratuita

Local: Praça da Saudade – Matapaca – Pendotiba
End: Rua Cel. Joao Tomaz, 54