Cidades

Tradicional clube de Niterói comemora 116 anos de fundação

Iate Clube Brasileiro | Arquivo
Iate Clube Brasileiro | Arquivo

Um dos mais tradicionais e histórico clube de Niterói, o Iate Clube Brasileiro (ICB) completa 116 anos de fundação neste sábado, 10 de setembro, e comemora a data festiva no dia (11/9), domingo, das 8h às 12h, em sua sede na Estrada Leopoldo Fróes, 400, São Francisco. Com entrada franca para os sócios, haverá uma Missa, Hasteamento da Bandeira, apresentação da Banda do Exército e um café da manhã. O Comodoro do clube é Herval Latini.

A Diretora de Eventos do Iate Clube Brasileiro (ICB), Martha Demétrio Rodrigues, ressalta que a data festiva de comemoração de aniversário do clube, é um momento de confraternização de todos que formam a grande família do ICB. “O Clube tem uma história de mais de 100 anos que se destaca como um dos mais importantes clubes náuticos do País. Este evento simples é simbólico diante da grandeza do Clube”, destaca.

O Iate Clube Brasileiro foi o primeiro clube de vela no Brasil. O idealizador Armando Leite e Eduardo Motta realizaram a primeira reunião de fundação no dia 10 de setembro de 1906, com o nome de Yacht Club Brasileiro, resultado de um forte apoio de estrangeiros no primeiro quadro de associados. A primeira sede foi na Praia das Saudades 24, Botafogo.