Notícias

Secretaria do Meio Ambiente de Niterói abre inscrições para voluntários participarem do Cleanup Day

Além do mutirão, está programado um grande evento de conscientização ambiental na Praça do Rádio Amador | Foto: Bruno Eduardo Alves
Além do mutirão, está programado um grande evento de conscientização ambiental na Praça do Rádio Amador | Foto: Bruno Eduardo Alves

Está se aproximando o dia em que amantes da natureza se reúnem para chamar a atenção sobre a necessidade de preservar e cuidar o meio ambiente: o Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, o Clean Up Day, que acontece mundialmente no dia 17 de setembro. Diversas atividades estão programadas e os niteroienses adultos, jovens, crianças e idosos podem participar. A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Humanos e Sustentabilidade de Niterói está com inscrições abertas para participação. Basta estar identificado com as questões ambientais e querer contribuir com um mundo livre de resíduos para participar como voluntário. Para se inscrever, basta acessar o formulário no link https://forms.gle/Wd8qSA5yWxBWqHpk9.

Foto: Bruno Eduardo Alves

No ano passado, o Dia da Limpeza contou com a participação de 5 milhões de voluntários em 180 países. Na edição de 2022, Niterói marcará presença mais uma vez. Haverá atividades de limpeza, entre 8h30 e 10h30, nas praias de Camboinhas, Itacoatiara, Itaipu, Piratininga (praia, lagoa e prainha), Boa Viagem, Icaraí, Jurujuba, Sossego, São Francisco (praia e mar), Charitas, Córrego da Viração e Córrego dos Colibris.

Além das ações de limpeza nas praias, lagoa e córregos, o Clean Up Day contará com uma novidade: a Praça do Rádio Amador, entre São Francisco e Charitas, será palco de um grande evento de conscientização ambiental aberto a toda a população, das 10h30 às 18h.

Estão previstas atividades de limpeza mental, com a prática de yoga e meditação guiada, e de educação ambiental para adultos e crianças, com oficina de confecção de brinquedos com material reciclável e roda de conversa.

Estão programados ainda recolhimento de lixo eletrônico, doação de tampinhas, doação de lacre e cartela de remédios para compra de cadeira de rodas e coleta de óleo vegetal; além de atividades culturais como a Feira Arte do Lixo (venda de produtos de arte e artesanato feitos a partir de materiais reaproveitáveis) e shows com artistas niteroienses.

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias tem a participação de outros órgãos da Prefeitura de Niterói, como a Clin e secretarias regionais, além de entidades educacionais, representantes da sociedade civil, ONGs e empresas da cidade.

“Não se trata apenas de mutirões de limpezas, mas de uma rede forte e única de agentes que compartilham a visão de um mundo livre de resíduos. Durante os últimos anos, comprometida em garantir o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e sadio a todos, a secretaria tradicionalmente participa desta ação anual, que ocorre em vários países ao redor do mundo”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Rafael Robertson.