Cultura

Preservação do oceano é tema de exposição gratuita em Niterói

Mostra faz parte do projeto “Cidades na Década do Oceano” e é promovida pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas
Mostra faz parte do projeto “Cidades na Década do Oceano” e é promovida pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas

A partir desta sexta-feira (9), o Caminho Niemeyer recebe a exposição “Niterói na Década do Oceano”, com entrada gratuita. A mostra estará disponível na cúpula do Caminho e é uma realização da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas, com produção do Centro de Investigação Artística e correalização do Caminho Niemeyer. A exposição ficará no local até o dia 9 de outubro.

Foto: Luciana Carneiro

A exposição integra um projeto maior: “Cidades na Década do Oceano”, que envolve a agenda global da “Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável”, coordenada pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da Unesco.

O secretário municipal das Culturas, Alexandre Santini, ressalta a relevância do cuidado com os mares e oceanos para a vida dos cidadãos e da cidade. “Estamos na Década dos Oceanos e a exposição é fomentada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura. Traz um panorama importante da agenda ambiental e posiciona Niterói na vanguarda desse tema de importância global, que é a preservação dos oceanos como ambiente natural, economia e modo de vida, pelas comunidades de pescadores, e a questão da cultura oceânica”, conta.

A exposição, segundo Santini, “une meio ambiente e cultura”. Além disso, pelo fato da cidade ter uma vocação tanto pesqueira quanto artística, ele enfatiza a “necessidade de debater a conscientização ambiental relativa aos mares e oceanos, relevante, especialmente, por meio de linguagens e expressões artístico-culturais”.

A presidente do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, Bárbara Siqueira, lembra que essa é a segunda vez que a cúpula recebe uma exposição. Ela reforça que o espaço está de portas abertas para as artes. “O Caminho Niemeyer é um espaço público, localizado no centro da cidade, e tem como principal objetivo atrair não só os niteroienses, como também os turistas, levando entretenimento, cultura e lazer para todos”, diz.

A programação é dividida em cinco frentes: a exposição de quadros da série “Mares e Corais”, com 37 pinturas da artista visual niteroiense Cris Duarte, além de artes digitais; uma área imersiva com projeções de imagens e sons do oceano; instalação de esculturas feitas com materiais recicláveis; apresentação de uma performance, em que artistas irão reverberar a experiência oceânica da exposição através de seus corpos, além de extensa agenda de palestras e oficinas sobre ciência oceânica.

A artista Cris Duarte acredita que a arte tem um papel importante como um dos canais eficazes para transmitir ideias e informações, e para despertar no público a conscientização sobre a preservação dos oceanos. As obras da artista trazem cenas de praia, mar revolto, céu, recife de corais, o reflexo da água ou de um veleiro em alto-mar. “A ideia é que as pinturas despertem no público um sentimento de amor pelos oceanos. Quero usar a arte para chamar a atenção para esse tema maior, que é a sustentabilidade, e que envolve ciência, política, tecnologia e ações governamentais”, destaca Cris.

Mostra faz parte do projeto “Cidades na Década do Oceano”.

De acordo com Marcia Marschhausen, responsável pela curadoria da exposição, Cris promove no trabalho um diálogo com a realidade mundial, e provoca a reflexão sobre os limites de atuação do artista e sobre o conceito de vanguarda.

Para conferir a agenda de atividades, acesse o link: https://culturaeumdireito.niteroi.rj.gov.br/agenda-cultural/exposicao-niteroi-na-decada-do-oceano

Exposição Niterói na Década do Oceano

Data: de 9 de setembro a 9 de outubro de 2022
Horário: terça a sexta-feira, das 10h às 19h – sábados e domingos, das 9h às 17h
Local: Cúpula do Caminho Niemeyer
Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Centro – Niterói
Entrada franca