Educação

500 vagas em Niterói para capacitação profissionalizante

Arquivo

A Prefeitura de Niterói e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) lançam novo edital para o Projeto Niterói Jovem EcoSocial II, destinado ao preenchimento de 500 vagas para 13 cursos de áreas diversificadas, em 24 turmas. O objetivo do programa é oferecer capacitação profissionalizante, desenvolver habilidades sociais e realizar formações nos territórios. As atividades serão oferecidas de segunda a sexta-feira, sendo três dias da semana na unidade Senai Niterói Barreto e Sesi Niterói e dois dias em comunidades do município definidas no edital para a aplicação de ações na área de meio ambiente.

As inscrições para o processo seletivo estarão abertas entre os dias 1 e 2 de setembro e poderão ser feitas em um dos 4 polos definidos no edital, a partir das 9h, em quatro locais diferentes: na região Norte, na Firjan Senai Barreto, Avenida General Castrioto nº 460; no Centro, no CAT (Centro de Atendimento ao Turista), R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n; na Região Oceânica, na Rua Deputado José Erthal, 320; e na região Leste, no Ciep Djanira em Várzea das Moças, localizado na Rua Ewerton da Costa Xavier.

“É muito gratificante a Prefeitura de Niterói, a partir da Secretaria de Participação Social, conseguir ofertar a 500 jovens da nossa cidade em 24 comunidades a oportunidade de qualificação profissional, fomentando a consciência ecológica, ambiental e sustentável com o início da segunda fase do Programa Niterói Jovem EcoSocial”, afirmou o secretário de Participação Social, Anderson Pipico.

Para o presidente da Firjan Leste Fluminense, Sérgio Yamagata, a primeira edição do projeto foi muito bem sucedida e a expectava positiva para a segunda edição é grande. “Esta é a segunda edição do projeto que já apresentou resultados muito positivos anteriormente, com foco na promoção da inclusão social de forma qualificada, desenvolvimento de habilidades sociais e competências profissionais”, destacou.

Vagas

As vagas são para os cursos de Padeiro, Confeiteiro, Operador de Suporte Técnico em TI, Desenvolvedor de Aplicativo, Assistente de Marketing Digital, Eletricista Instalado Residencial, Mecânico de Refrigeração Doméstica, Mecânico de Motos Ciclo Otto, Mecânico de Motocicletas, Auxiliar de Operações Logísticas, Agente de Reflorestamento, Agente de Saneamento e Assistente Administrativo.

O Projeto EcoSocial II contemplará nesta edição moradores de 24 territórios, entre os quais Bonsucesso, Beira da Lagoa, Boa Esperança, Jacaré, Rio do Ouro, Várzea das Moças, Maria Paula, Fazendinha, Praia Grande, Morro da Penha, Teixeira de Freitas, Caranguejo, Juca Branco, Coreia, Coronel Leôncio, Travessas, Nova Brasília, Buraco do Boi, Pátio Leopoldina, Morro da Ilha da Conceição, Boa Vista, São Lourenço, Vintém e Zulu (Santa Rosa).

Os cursos são voltados para jovens com idade entre 16 a 24 anos. Os menores de 18 anos deverão estar acompanhados de um responsável legal para a realização de inscrição. Os interessados devem estar cursando o ensino regular, que pode ser por meio do EJA ou ter terminado o ensino médio.

Para a inscrição, os candidatos devem comparecer a um dos locais estabelecidos com o comprovante do pré-requisito de escolaridade, que pode ser: cópia do histórico escolar, cópia do diploma, cópia do certificado do Ensino Médio ou declaração de escolaridade atualizada; cópia da Cédula de Identidade; cópia do CPF – Cadastro de Pessoas Físicas; cópia do comprovante de residência no nome do candidato (comprovando o pré-requisito de território); e requerimento de inscrição preenchido.

O processo seletivo ocorrerá entre os dias 5 e 19 de setembro. A divulgação dos selecionados ocorrerá no dia 27 de setembro. O resultado será disponibilizado na unidade do Senai Barreto, mesmo local onde deverão ser efetuadas as matrículas. As inscrições podem ser feitas no site da Firjan, na aba de notícias.

To Top