Notícias

Site de Niterói passa a orientar mulheres em situação de violência

A iniciativa da Codim – Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres – vai reunir conteúdos com informação sobre ajuda e projetos de auxílio às vítimas.
A iniciativa da Codim – Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres – vai reunir conteúdos com informação sobre ajuda e projetos de auxílio às vítimas.

A partir dessa quarta-feira (31), as mulheres de Niterói vão contar com mais uma ferramenta para auxiliar no combate à violência doméstica. O site oficial da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres, Codim, será lançado em evento organizado pela Prefeitura de Niterói, no auditório do prédio da coordenadoria, no Caminho Niemeyer, a partir das 9h da manhã.

Além de reunir conteúdos que vão orientar as mulheres em situação de violência, o site também irá fornecer informações sobre o funcionamento dos cinco eixos de atuação da Codim: Dados e Comunicação; Diversidade; Empreendedorismo; Enfrentamento da Violência e Saúde, Maternar e Bem-Estar.

“A criação do site oficial da Codim é um importante passo para a divulgação das nossas políticas de atuação para a proteção e empoderamento das mulheres. Vamos ter mais um canal para disseminar informações importantes como o Auxílio Social, por exemplo, que disponibiliza o valor de R$ 1.005,08 por mês, durante um ano, para as mulheres em situação de violência. Essa iniciativa garante a elas a possibilidade de romper com o ciclo de agressão e representa uma porta de saída e esperança para que essa vítima consiga escrever um novo e promissor capítulo da sua história”, ressalta Fernanda Sixel, secretária da Coordenadoria de Direitos e Políticas das Mulheres.

O site também conta com o recurso do chatbot e um botão “Busque Ajuda”, em que é possível encontrar o caminho para denunciar a violência doméstica ou de gênero e obter acolhimento. “Inserimos também informações que explicam o ciclo da violência e as formas como ela pode se manifestar, no intuito de que as mulheres reconheçam e denunciem casos de violência que não apenas a física, mas também a psicológica/moral, financeira e sexual. O chatbot também pode guiar para as informações mais procuradas, como a solicitação do Auxílio Social, por exemplo”, explica a secretária.

Além do lançamento do site, o evento também divulgará o projeto ObservaNit Mulher, em parceria com a Subsecretaria de Avaliação e Gestão da Informação de Políticas Públicas (SSAGI/SEPLAG). Ele consiste em um painel de visualização dos dados de atendimento da Codim para facilitar a busca de pesquisadores que desejem ter acesso e embasar seus estudos com dados consistentes sobre a violência contra a mulher em Niterói. Tanto o site quanto o painel são ferramentas de transparência do trabalho da Coordenadoria.

Serviços de atendimento à mulher da Prefeitura de Niterói

Niterói – Centro Especializado de Atendimento à Mulher Neuza Santos
Endereço: Rua Cônsul Francisco Cruz, 49, Centro. Telefones: 21 96992-6557 / 21 2719-3047 (whatsapp). Codim: 21 98321-0548.

Núcleo de Atendimento à Mulher (Nuam), piso G4 do Plaza Shopping Niterói, no Centro, de segunda a sábado, das 12h às 18 horas.

Como Denunciar a Violência Doméstica em Niterói

– Ligue 180 (Grátis/24h) – Central de Atendimento à Mulher
– Ligue 153 (Grátis/24h) – CISP – Centro Integrado de Segurança Pública
– Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres – (21) 2719-3047
– Disque 190 (Grátis/24h) – Polícia Militar
– Defensoria da Vara de Família – (21) 2719-2743
– Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (21) 2716-4562/4563/4564
– SOS Mulher Casos de Violência Sexual – Hospital Universitário Antônio Pedro / HUAP – (21) 2629-9073
– Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher – (21) 2613-0593
– Policlínica de Especialidades da Mulher Malu Sampaio – (21) 2621-2302/1109
– DEAM Niterói (24h/presencial) – Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – Av. Ernani do Amaral Peixoto, 577, 3º andar – Centro
– Disque Denúncia (24h exceto domingos e feriados/ somente denúncia anônima) – (21) 99973-1177 (whatsapp exclusivo Niterói) / (21) 2253-1177