Agenda

Niterói homenageia centenário de Darcy Ribeiro

Darcy Ribeiro
Darcy Ribeiro

As Secretarias Municipais de Educação (SME) e das Culturas (SMC) de Niterói vão realizar uma série de atividades em comemoração ao centenário de aniversário do educador, antropólogo, historiador, sociólogo e escritor Darcy Ribeiro. O primeiro evento será uma Roda de Conversa com o tema ”Darcy Ribeiro e a Criação dos Animadores Culturais nos CIEPs”, nesta sexta-feira (26), às 10h, na Casa Amarela, sede da SME. A roda – que reunirá representantes da sociedade civil, educadores e artistas – é a primeira ação de um programa de Animadores Culturais nas escolas, de acordo com a metodologia de Darcy, que integra arte e cultura nas escolas públicas da cidade.

A mesa será composta pelo secretário de Educação, Lincoln Araújo, pelo secretário das Culturas, Alexandre Santini, pela escritora e pós-doutora em Educação Lia Faria, pelo ator e animador cultural Richard Riguetti, e pelo teatrólogo Amir Haddad, diretor, ator, criador do grupo “Tá na Rua” e reconhecido internacionalmente por sua trajetória nas artes públicas. “A roda de conversa servirá como base para um estudo, para ver a possibilidade de implantação de um projeto similar ao Animadores Culturais na rede de educação de Niterói, como foi idealizado por Darcy Ribeiro nos CIEPs”, afirma o secretário de Educação, Lincoln Araújo.

Para o secretário das Culturas, Alexandre Santini, é a possibilidade de Niterói recriar o Programa de Animadores Culturais nas Escolas, um projeto que foi referência do programa especial de educação dos Cieps no governo Brizola, quando o Darcy Ribeiro era vice-governador e secretário de Educação. “Esse programa se tornou uma referência mundial e formou gerações de artistas, que trabalhavam nas escolas como animadores culturais, assim como mestres da cultura popular. É importantíssimo, porque envolve uma lógica e uma visão muito transversal de cultura, muito ampla. Então, a possibilidade de Niterói protagonizar um relançamento desse programa no centenário de Darcy Ribeiro é algo que nos enche de orgulho e de esperança. Além disso, a parceria entre cultura e educação é estratégica, demonstrando a importância dessas áreas estarem irmanadas na construção de políticas públicas de interesse da população, em benefício das nossas crianças, das novas gerações”, afirma.

Darcy Ribeiro

Um dos principais pensadores da educação no Brasil, Darcy Ribeiro deixou uma vasta contribuição para a causa indígena e para a educação, principalmente a pública. O educador foi o idealizador dos CIEPs – Centros Integrados de Educação Pública, que tiveram como principal objetivo implantar a educação em tempo integral nas escolas públicas do estado do Rio de Janeiro. Darcy Ribeiro foi ministro da Educação no governo João Goulart, e sua visão de educação foi profundamente influenciada pelo movimento Escola Nova, que procurava renovar a educação opondo-se aos métodos tradicionais de ensino e tornando a escola instrumento de combate às desigualdades sociais.

Como secretário estadual de Educação do governo Leonel Brizola, o educador Darcy Ribeiro trabalhou para implementar atividades artísticas através dos animadores culturais, na agenda de atividades dos CIEPs, integrando-as ao currículo escolar. Criava, assim, o Programa de Animação Cultural, que ajudou a formular uma política educacional que contemplasse, em sua metodologia, a criatividade humana.

Roda de Conversa: ”Darcy Ribeiro e a Criação dos Animadores Culturais nos CIEPs”

Local: auditório Darcy Ribeiro, Casa Amarela, sede da Secretaria Municipal de Educação na Rua São Pedro, 108 – Centro | Data e hora: 26 de agosto, às 10h