Cultura

"Ter um espaço público de cultura na Zona Norte de Niterói é um direito da população”, afirma Leonardo Giordano

Casarão do Fonseca é desapropriado e vai virar centro cultural em Niterói | Foto: Luciana Carneiro
Casarão do Fonseca é desapropriado e vai virar centro cultural em Niterói | Foto: Luciana Carneiro

O vereador e presidente da Comissão de Cultura, Comunicação e Patrimônio Histórico da Câmara de Niterói, Leonardo Giordano, celebrou o anúncio feito nesta quarta-feira (17) pela Prefeitura de Niterói, da desapropriação do imóvel localizado na Alameda São Boaventura, que sediará o primeiro Centro Cultural da Zona Norte municipal. “Ter um espaço público de cultura na região é um direito da população”, afirmou Giordano, que durante seus mandatos liderou diversas ações parlamentares a favor da ocupação cultural do local.

Foto: Rebeca Belchior

“Fiquei muito feliz com a desapropriação do casarão que vai receber o primeiro centro cultural municipal da Zona Norte de Niterói. É uma luta antiga do nosso mandato. Há muitos anos eu faço indicações legislativas e emendas orçamentárias para que a cidade tenha um centro cultural, que favoreça e faça o mínimo de justiça em relação à Zona Norte, onde estão áreas populosas, com muitas comunidades que não têm acesso a um equipamento público municipal de cultura”, destacou Giordano que atualmente é candidato a deputado estadual.

O parlamentar, que esteve também à frente da Secretaria das Culturas em 2021, ressaltou, ainda, a atuação da Prefeitura de Niterói em relação ao marco histórico para a cultura da cidade. “Eu parabenizo o secretário das Culturas, Alexandre Santini, o presidente da Fundação de Arte, Fernando Brandão, e o prefeito, Axel Grael, pelo empenho. Parabenizo também, o ex-secretário das Culturas, Vitor De Wolf, por sua dedicação em sua gestão. E penso que agora deve começar um processo de consulta pública com muita democracia, para definir junto à população as atividades desse espaço fundamental. A cultura é direito de todos e a gente conquista mais uma boa vitória em favor da cidadania em Niterói.”